Açoriano Oriental
Migrações
Emprego vai forçar jovens açorianos qualificados a emigrar
Os jovens açorianos com formação especializada vão ter nos próximos anos de abandonar o arquipélago para encontrar trabalho, fixando-se em países ricos europeus ou “descobrindo de novo as Américas”, advertiu o especialista luso-canadiano José Carlos Teixeira.
Emprego vai forçar jovens açorianos qualificados a emigrar

Autor: Lusa/AO online
Para este professor da Universidade de British Columbia, que se encontra em Ponta Delgada para participar na 16.ª Conferência Internacional Metropólis, o maior fórum mundial sobre migrações, em ilhas relativamente pequenas, como os Açores, “há cada vez menos oportunidades para os jovens qualificados”.

“Os jovens açorianos qualificados vão ter de sair, não estou a ver uma solução a curto prazo para o seu problema de emprego”, frisou José Carlos Teixeira em declarações à agência Lusa, sublinhando que o Canadá garante condições de acolhimento para cidadãos estrangeiros com formação universitária.

Este especialista luso-canadiano explicou que “no Canadá há abertura para recepção de emigrantes especializados, embora muitos dos programas com esse objectivo apontem para a fixação fora das grandes cidades, como Montreal, Toronto ou Vancouver, privilegiando localidades rurais, mais pequenas”.

“Seria óptimo que esses jovens formados fossem enriquecer a presença portuguesa na América do Norte”, acrescentou, admitindo a “concorrência” na captação de activos qualificados por parte do “mercado europeu, um mercado tremendo, apesar das crises e das recessões”.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados