Energia

EDP pede 260 ME para reforçar potência no Alqueva e Venda Nova

A EDP pediu ao Banco Europeu de Investimento um financiamento de 260 milhões de euros para dois projectos nas centrais hídricas do Alqueva (Rio Guadiana) e da Venda Nova (Rio Cávado), representando metade do valor total do investimento.


O projecto, que deu entrada no BEI na sexta-feira, diz respeito ao reforço de potência nas duas barragens, com o objectivo de "aumentar a capacidade de pico e reforçar o fornecimento a serviços auxiliares".

De acordo com o BEI, "as duas centrais vão gerar energia durante as horas de pico ('peak hours') e a sua capacidade instalada poderá ser usada para reserva secundária". "Estes projectos também vão contribuir para o crescimento sustentado da energia eólica no sistema eléctrico nacional", escreve o BEI.
PUB

Premium

A FAPA alerta que o aumento do jogo online, das dependências digitais e dos consumos precoces entre os jovens exige uma resposta coordenada. A federação defende um pacto entre escolas, famílias e Governo para travar riscos que estão a crescer de forma silenciosa