Açoriano Oriental
Saúde
Doentes de psoríase querem reconhecimento como doença crónica
A esmagadora maioria dos doentes com psoríase gasta em média 200 euros por mês em tratamento, um valor incomportável para muitas famílias, que acabam por ter de optar entre medicamentos e alimentação, alerta a PsoPortugal - Associação Portuguesa de Psoríase.

Autor: Lusa / AO online
A associação luta por isso pelo reconhecimento da psoríase como doença crónica para que os medicamentos possam ser mais facilmente adquiridos pelos doentes. A mais recente medida foi a entrega de uma petição na Assembleia da República com mais de 11 500 assinaturas, aproveitando o arranque da nova legislatura e as vésperas do Dia Mundial da Psoríase, que se assinala a 29 de Outubro.

"O essencial do problema é que a psoríase é uma doença crónica para nós [doentes] e para os médicos, que a tratam como tal, mas não é vista como uma doença crónica pelo Serviço Nacional de Saúde", disse esta terça-feira à agência Lusa o presidente da PsoPortugal, João Cunha.

"Isso faz com que muitos doentes estejam impedidos de realizar os tratamentos porque nem sequer conseguem adquirir os medicamentos", afirmou.

De acordo com a mesma fonte, um inquérito realizado junto dos associados da PsoPortugal revelou que a "esmagadora maioria das pessoas" tem uma despesa que ronda os 200 euros por mês.
PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.