Divulgação das contas nacionais na zona euro e inflação da Alemanha devem marcar semana

A divulgação do ritmo económico na zona euro, dos números da inflação na Alemanha e dos resultados de várias grandes empresas deverá marcar a semana que hoje começa, segundo antecipou à agência Lusa um analista de mercados.


 

Ramiro Loureiro, analista de mercados do Millennium Investment Banking, destaca a divulgação das contas nacionais na zona euro e países agregados na sexta-feira, dia 13, dados que, espera, que confirmem que a economia europeia “começa a mostrar robustez e capacidade de recuperação” para “não ofuscar” os efeitos positivos da desvalorização do euro.

Para o analista, a injeção de capitais do Banco Central Europeu (BCE), através do programa de compra de ativos, “pode dar um impulso importante às exportadoras, empolgando as receitas vindas do exterior”.

Recordando que o BCE “gostaria de ver a inflação inverter a trajetória descendente e rumar em direção à meta dos 2%”, Ramiro Loureiro afirma que a instituição liderada por Mario Draghi “terá de esperar”, salientando que “os analistas preveem que o valor final de janeiro para o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) alemão confirme entrada em deflação, ao recuar homologamente 0,5%”.

Este indicador, salienta, é um “importante barómetro para a evolução dos preços agregados na região do Euro” e será conhecido na quinta-feira, dia 12. No mesmo dia, mas em solo norte-americano “olhos postos nas vendas a retalho, nos pedidos de subsídio de desemprego, que devem ter aumentado, e na estimada subida de 0,2% dos stocks das empresas em dezembro”.

Ramiro Loureiro antecipa uma “semana importante”, que “arranca em força” com a apresentação de contas empresariais, com os números e projeções de algumas empresas de referência, como a Telekom Austria, a Michelin, a Intesa (dia 10), a Heineken, Ubi Banca e Unicredit (dia 11), a Commerzbank, a Christian Dior, a Total ou a Renault (dia 12), a Beiersdorf, a Thyssenkrupp e a Arcelormittal (dia 13).

Em Portugal, apresentam resultados a Galp (dia 9), a Portucel (dia 10), a Novabase (12) e a Semapa (13). Nos EUA, apresentam ainda resultados empresas como a Coca-Cola.

Na segunda-feira, o instituto alemão Sentix deve sinalizar “uma melhoria da confiança dos investidores na zona euro em janeiro”.

Na terça-feira, “antecipa-se a revelação de uma contração homóloga de 0,8% na produção industrial de França e de 0,7% na de Itália em dezembro”, bem como “um crescimento das vendas comparáveis do Reino Unido em 0,5%”, salienta o analista do Millennium Investment Banking.

“Nos Estados Unidos, atenções voltadas para a melhoria da confiança empresarial nas Pequenas e Médias Empresas [PME]”, acrescenta. Na China, espera-se que a inflação homóloga tenha recuado para 1% em janeiro.

A semana termina então com a divulgação do ritmo económico na zona euro e países agregados, com o INE a divulgar a estimativa rápida das Contas Nacionais referentes ao último trimestre de 2014, com os analistas a apontarem uma “expansão sequencial no PIB de 0,1% em França, 0,3% na Alemanha, 0,4% na Holanda, 0,3% em Portugal, negativa em Itália (-0,1%) e de 0,2% em termos agregados”.

Destaque ainda para os leilões da dívida pública: França vai aos mercados na segunda-feira e a Grécia na quarta-feira. A Alemanha vai três vezes aos mercados e a Itália duas. Portugal vai voltar ao mercado na próxima quarta-feira para emitir até 1.250 milhões de euros em dívida a 10 anos.

PUB

Uma operação policial realizada na freguesia de São José, em Ponta Delgada, resultou na apreensão de material suspeito de constituir produto de furto realizado no Aeroporto João Paulo II, divulgou a PSP