Trabalho

Distribuição de panfletos assinala nas ilhas jornada de luta europeia

Distribuição de panfletos assinala nas ilhas jornada de luta europeia

 

Lusa/AO online   Regional   29 de Set de 2010, 17:56

A distribuição na baixa das principais cidades dos Açores de panfletos de alerta para problemas como o desemprego e precariedade laboral assinalou nas ilhas a jornada de luta convocada para esta quarta-feira pela Confederação Europeia de Sindicatos (CES).
“O desemprego aumenta na região desde 2003, estando sem emprego nas ilhas mais de 9 000 trabalhadores”, declarou a dirigente regional da CGTP, Graça Silva, ao justificar a adesão local à jornada promovida pela CES.

A sindicalista alertou também para o agravamento da incidência da precariedade laboral, para as “ameaças” que pendem sobre as empresas do Estado e para os problemas associados à redução dos subsídios de desemprego e doença.

No panfleto distribuído nas cidades de Ponta Delgada, Praia da Vitória, Angra do Heroísmo e Horta, a CGTP sublinha que é preciso “mudar de rumo” nos Açores para que haja “empregos com direitos”, “mais estabilidade e mais salários”.

A jornada de luta na Europa foi convocada em protesto contra as medidas de austeridade aprovadas pelos Estados-membros, sendo esperados hoje cerca de 100 mil manifestantes em Bruxelas vindos de toda a União Europeia.

O protesto acontece no mesmo dia em que Bruxelas propôs a maior reforma das regras da União Económica que inclui sanções para impedir desequilíbrios orçamentais e crises da dívida pública como a verificada na Grécia.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.