Covid-19

DGS afasta repetição de testes em doentes recuperados por rotina

A diretora-geral da Saúde afirmou esta segunda-feira que não estão a ser realizados por rotina testes adicionais para avaliar a reincidência do novo coronavírus, uma possibilidade que admite ainda ser desconhecida.



Na conferência de imprensa diária para atualização de informação sobre a pandemia de covid-19, Graça Freitas sublinhou que atualmente ainda pouco se sabe sobre a doença e sobre a possibilidade de adquirir imunidade ao vírus SARS-CoV-2, recordando que até agora foram poucos os casos de reincidência registados.

“Isso aconteceu em muito poucas situações, que foram relatadas sobretudo na Ásia, e, portanto, nós temos que ir acompanhando e ir fazendo testes em populações que são estudadas especificamente para essa matéria, para aumentar o nosso conhecimento sobre a doença”, afirmou a diretora-geral.

Graça Freitas reforçou que “este é um vírus novo, com características diferentes”, mas afastou a realização por rotina de testes adicionais a doentes recuperados por rotina, “a menos que exista evidência científica de que é preciso voltar a testar as pessoas”.

No sábado, a diretora-geral anunciou que Portugal vai fazer estudos para saber qual a proporção da população que adquiriu imunidade ao novo coronavírus (SARS-CoV-2,), estando a metodologia e a data a ser equacionada pela comunidade científica internacional.

Durante a conferência de imprensa, Graça Freitas aproveitou para reforçar que, atualmente, a preocupação das autoridades de saúde é testar todas as pessoas que manifestem qualquer tipo de sintomas, profissionais de saúde e de lares, e contactos próximos de um caso.

Questionada sobre a existência de assimetrias regionais na realização de testes, a diretora-geral afirmou que “estão a chegar testes onde de facto são necessários”, defendendo que quaisquer assimetrias regionais refletem o mapa de distribuição da doença.


PUB

Uma operação policial realizada na freguesia de São José, em Ponta Delgada, resultou na apreensão de material suspeito de constituir produto de furto realizado no Aeroporto João Paulo II, divulgou a PSP