Açoriano Oriental
Descida de impostos "será sempre uma decisão coletiva do Governo"
O ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional, Poiares Maduro, disse hoje, na Guarda, que uma eventual descida de impostos "será sempre uma decisão coletiva do Governo no seu todo".
Descida de impostos "será sempre uma decisão coletiva do Governo"

Autor: LUSA/AO online

"Como, o quando exato, qual é o imposto em concreto em que isso será feito, será sempre uma decisão coletiva do Governo no seu todo", disse o ministro aos jornalistas, na Guarda, à margem da inauguração de uma nova linha de montagem da empresa SODECIA.

Poiares Maduro lembrou que a posição do Governo sobre a matéria "é muito clara e já foi afirmada pelo senhor primeiro-ministro".

"Não há nenhum Governo que goste de aumentar impostos. Todos os governos, pelo contrário, gostariam de baixar os impostos. Mais, este Governo reconhece que a carga fiscal em Portugal é elevada, gostaríamos de baixar essa carga fiscal, mas só o iremos fazer com a mesma responsabilidade com que temos agido sempre ao longo destes três anos de Governo", disse.

O ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional assegurou que "é isso que os portugueses podem esperar: quando for responsável baixar a carga fiscal, quando o podermos fazer, é seguramente uma prioridade para este Governo".

Poiares Maduro falava na Guarda onde inaugurou a nova linha de produção de caixas de velocidades da Daimler [FDCT (Front - Dual - Clutch - Transmission) - Daimler], na empresa SOCECIA, que representou um investimento de cerca de 5,5 milhões de euros e permitiu criar 54 postos de trabalho.

No discurso inaugural, o governante referiu que a competitividade económica "é o grande desafio" do país e disse que empresas como aquela "são fundamentais" para a transformação da economia nacional.

A "grande parcela" dos próximos fundos comunitários vai ser para o apoio às empresas, para que sejam competitivas internacionalmente, disse.

Referiu ainda que o país não pode ter "duas velocidades", daí que é necessário aplicar uma "diferenciação positiva" a favor das regiões do interior.

A empresa SODECIA da Guarda, instalada no Parque Industrial daquela cidade, tem atualmente 130 trabalhadores.

Segundo o representante da empresa, André Ferreira, a unidade instalou-se em 1988 e produz componentes para a industrial automóvel ao nível da suspensão, depósito de combustível, caixas de velocidade e carroçarias, entre outros.

O projeto hoje inaugurado é, a todos os níveis, "um grande desafio" para a empresa, observou.

"Queremos demonstrar que, na Guarda, somos tão competentes e competitivos como em qualquer parte do globo", justificou.

O presidente da Câmara Municipal da Guarda, Álvaro Amaro, destacou o facto de a empresa ter sido apoiada por fundos comunitários e ter criado novos postos de trabalho no concelho.

Pelas indicações recebidas por parte da administração, a SODECIA criou 54 novos postos de trabalho, mas "prevê chegar aos 84", disse o autarca.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados