Açoriano Oriental
Delegada de Saúde da Horta levanta restrições ao consumo de água na cidade
A delegada de Saúde da Horta, Paula Bettencourt, levantou esta terça-feira as restrições à ingestão de água na cidade da Horta, três semanas depois de ter declarado que estava "imprópria" para consumo humano.
Delegada de Saúde da Horta levanta restrições ao consumo de água na cidade

Autor: Lusa/AO online

Num comunicado, a autoridade de Saúde revelou que a água da rede pública nas freguesias da Matriz e da Conceição "está própria para consumo humano" e pode ser ingerida "sem precauções".

A informação surge horas depois do novo presidente da Câmara Municipal da Horta, José Leonardo Silva, ter dito em conferência de imprensa, mas com reservas, que a água da rede pública já estava "em condições" de ser ingerida.

"Nós já fizemos chegar as análises à senhora delegada de Saúde e será ela a comunicar os resultados às instituições, mas podemos adiantar que a água já está em condições de ser consumida sem restrições", explicou o autarca socialista.

Na ocasião, o presidente do município explicou que a bactéria detetada teve origem em pequenas derrocadas e aluimento de terras, que terão arrastado inertes para a rede pública, na zona compreendida entre as nascentes e os reservatórios de água.

José Leonardo Silva admitiu que esta situação acontece regularmente nesta época do ano, embora os alertas da delegada de Saúde sobre a qualidade de água tenham sido pouco frequentes nos últimos anos.

Questionado sobre se terá existido "excesso de zelo" por parte da delegada de Saúde, o autarca respondeu que apenas que Paula Bettencourt fez o que entender ser correto.

O presidente da Câmara da Horta anunciou que vai investir em 2014, mais de 700 mil euros na construção e limpeza de reservatórios e substituição de condutas de água no concelho.

Apesar das explicações do autarca socialista, os vereadores do PSD no município, entregaram um requerimento ao presidente da Câmara a exigir mais informações sobre o caso, que consideram ter sido grave.

Os vereadores sociais-democratas requereram cópias dos resultados das análises à água efetuadas desde o dia 1 de julho até à atualidade, e informações sobre os procedimentos internos adotados pelo município.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados