Açoriano Oriental
Danielle diminui de intensidade e passa a tempestade tropical, diz IPMA

O furacão Danielle diminuiu de intensidade nas últimas horas e passou à categoria de tempestade tropical, sendo expectável uma “intensificação” a partir de domingo, revelou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Danielle diminui de intensidade e passa a tempestade tropical, diz IPMA

Autor: Lusa /AO Online

Na quinta-feira, o IPMA anunciou que a tempestade tropical Danielle, que se formou a oeste dos Açores, se tinha "intensificado", tornando-se num "furacão de categoria 1", que não deveria atravessar o arquipélago dos Açores.

Num comunicado divulgado hoje, a delegação regional dos Açores do IPMA informa que o ciclone tropical "nas últimas horas diminuiu de intensidade passando a categoria de tempestade tropical", advertindo que a partir de domingo pode tornar-se novamente num furacão de categoria 1.

"Com deslocamento lento para oeste-noroeste, com uma velocidade de quatro quilómetros por hora, espera-se a partir de amanhã [domingo] uma intensificação tornando-se novamente furacão de categoria 1 na escala de Saffir-Simpson, assim como uma mudança na sua trajetória com deslocamento para norte-nordeste", lê-se no comunicado assinado pela meteorologista Patrícia Navarro.

A escala de Saffir-Simpson é utilizada como medida da intensidade de um furacão e varia de 1 a 5, sendo 5 o mais intenso.

Segundo o IPMA, às 15:00 locais de hoje (16:00 em Lisboa) "o centro do ciclone tropical encontrava-se a 1.485 quilómetros a oeste dos Açores".

Com os dados disponíveis até ao momento, o IPMA refere que a tempestade tropical "irá passar a norte, não devendo atravessar o arquipélago dos Açores", mas poderá influenciar o estado do tempo "a partir do início da próxima semana".

"Tendo em conta a distância geográfica e temporal a que o ciclone se encontra, existe incerteza relativamente à sua trajetória e respetiva intensidade", conclui o comunicado.


PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.