Açoriano Oriental
Espaço
Curiosity vai começar a fazer cartografia do sistema solar
A sonda Curiosity, que aterrou em Marte, tem como missão começar a fazer a cartografia do sistema solar para que o Homem possa "um dia" habitar outros planetas, explicou à agência Lusa o cientista Carvalho Rodrigues.
Curiosity vai começar a fazer cartografia do sistema solar

Autor: Lusa/AO online

O cientista, que ficou conhecido como “o pai” do primeiro satélite português, destaca que esta sonda é mais “uma extensão” do Homem, como são os computadores ou os telefones, que, neste caso, foi enviada para Marte.

“Esta extensão de nós está a fazer as primeiras cartas, a cartografia, os mapas. Era como os primeiros exploradores portugueses, que faziam os mapas que permitiram ir ao longo de África, ao longo das Américas, ao longo da Ásia, e fazer com que o planeta todo se unisse, porque os portugueses fizeram a descoberta de que havia só um oceano. Ao mandarmos estas sondas para outros planetas estamos a fazer a cartografia do sistema solar, para um dia habitar nele”, disse Carvalho Rodrigues.

O cientista sublinhou que a missão da sonda Curiosity “é um de vários passos” para a elaboração da cartografia de Marte, de outros planetas e do sistema solar.

“É um pouco como quando os portugueses iam ao longo da costa de África e um chegava ao cabo Bojador e depois outro dava a volta ao cabo da Boa Esperança e depois outro foi à Índia e outro ao Brasil e depois outro deu a volta ao mundo… É passo a passo conhecer o nosso sistema solar e por onde é que havemos de ir para o habitarmos um dia”, voltou a ilustrar.

Carvalho Rodrigues desconhece se houve, em concreto, alguma participação ou contributo portugueses para esta missão, mas diz ter a “certeza absoluta de que há”, porque os portugueses estão “em todo o lado”.

“Nós estamos em todo o lado e há muitos anos. E por uma razão simples: fomos nós que fizemos a descoberta de que só há um oceano e é possível ligar todas as raças do mundo pelas estradas do mar (…) De modo que há um português de certeza que fez qualquer coisa para dentro dessa nave ou que está a fazer a sua navegação ou que fez o seu software… Ou um descendente de um português. De certeza absoluta”, afirmou.

A sonda Curiosity aterrou hoje em Marte, pouco depois das 05:31 TMG (06:31 em Lisboa), anunciaram as equipas da agência espacial norte-americana, a NASA, em Pasadena,Califórnia, EUA.

O Curiosity deverá levar a cabo uma missão de dois anos em Marte. Alimentado por um gerador nuclear, tentará descobrir se o ambiente marciano foi propício ao desenvolvimento da vida microbiana.

Para tal, o robô possui numerosas ferramentas, entre as quais um mastro com câmaras de alta definição e um laser para estudar alvos até sete metros.

Outros instrumentos procurarão moléculas de metano, um gás frequentemente ligado à presença de vida, já detetada em Marte em várias ocasiões por uma sonda norte-americana em órbita. O robô poderá também furar o solo para fazer recolha de amostras e analisá-las.

A missão do Curiosity foi definida como "absolutamente crucial" para determinar se os terrestres estão sozinhos no universo, como Marte se transformou em planeta árido e preparar o eventual envio de seres humanos para o planeta vermelho.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados