Autor: Susete Rodrigues/AO Online
“Esta reunião acontece num momento particularmente importante para a União Europeia e para as Regiões da Europa. Nós estamos a falar, não apenas de uma discussão que está em curso quanto às perspetivas financeiras plurianuais 2021-2027, mas também de um momento que, do ponto de vista político, tem muita importância. Temos uma discussão à volta dos vários cenários que a União Europeia deve seguir, assim como eleições para o Parlamento Europeu no próximo ano”, referiu Vasco Cordeiro, citado em nota do Gacs.
No que diz respeito à discussão do quadro financeiro plurianual, Vasco Cordeiro garantiu que se trata de uma matéria que tem merecido um acompanhamento muito próximo do Governo dos Açores e da CRPM, tendo em conta que está em curso um debate sobre a forma como se conjugam as políticas tradicionais da União Europeia com aquilo que são novas necessidades e novas abordagens.
“Estas políticas tradicionais, como a Politica de Coesão e a Política Agrícola Comum, são particularmente relevantes para o nosso país e para as nossas regiões autónomas”, sublinhou o presidente do Governo, para quem este assunto não deve ser colocado ao nível de se “estamos com as novas ou com as velhas políticas”, assegurando ainda que "isso não pode ser visto desta forma, pela importância que a Política de Coesão tem para aquilo que significa a Europa hoje”.
A nota do Gacs explica que na 46.ª reunião magna
da CRPM, que também elegerá os órgãos da organização para os
próximos dois anos, os representantes das regiões europeias vão
analisar matérias como o futuro da Europa, o próximo Orçamento
Comunitário e a Política de Coesão, culminando com a definição
de uma posição política da CRPM, que será apresentada às
instituições comunitárias no quadro das negociações em curso
sobre os próximos fundos comunitários e de preparação das
eleições para o Parlamento Europeu, que se realizam no próximo
ano.