Açoriano Oriental
Creches gratuitas são medida criada pelo governo de coligação

A Coligação PSD/CDS/PPM defendeu que a medida das creches gratuitas é uma “política criada pelo Governo Regional dos Açores e mais tarde copiada pelo Governo da República”,  considerando falsas as declarações de Vasco Cordeiro sobre este assunto.

Creches gratuitas são medida criada pelo governo de coligação

Autor: Ana Carvalho Melo

“O PS de Vasco Cordeiro tenta fazer esquecer que no último ano do seu governo, em 2020, a gratuitidade das creches abrangia cerca de 600 crianças e que a poupança familiar era de perto de 140 mil euros anuais. Pelo contrário, com a Coligação, em 2023, mais de 4000 crianças beneficiavam de creches gratuitas e a poupança familiar anual foi de mais de 4 milhões de euros, representando um importante apoio às famílias, sobretudo às que trabalham e necessitam de recorrer a este serviço”, afirma, citada em nota de imprensa.

Os partidos da Coligação acrescentam que se trata de uma “diferença abissal” indicativa de que “PSD/CDS/PPM fizeram mais pelas famílias e pelas crianças, em três anos, do que o PS em mais de duas décadas de governação”.

“É bom lembrar que o Governo da República não paga a gratuitidade das creches nos Açores, tendo de ser o Governo Regional a suportar esta medida com verbas do seu orçamento”, frisaram.

A Coligação acrescenta ainda que está previsto um investimento de cerca de 10 milhões de euros em obras candidatadas ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e Programa Açores 2030 para requalificação de equipamentos sociais de apoio à infância.

Neste contexto,  lamenta a “reprovação do Orçamento Regional para 2024 pelo PS, BE e IL atrase o avanço destes investimentos, comprometendo uma resposta mais célere às famílias açorianas”.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.