Câmara Municipal da Praia da Vitória mantém apoios até ao final do ano

A Câmara Municipal da Praia da Vitória, vai adotar “medidas de caráter estratégico permanente” de apoio a famílias, instituições e empresas, que vigoram até 31 de dezembro de 2020, devido à pandemia de covid-19.



“Terminadas as medidas de apoio social e económico de urgência da primeira fase de combate à covid-19, torna-se necessário a adoção de medidas de caráter estratégico permanente, quer considerando a atual situação epidemiológica do nosso concelho e da nossa ilha, quer permitindo uma previsibilidade de medidas até ao final do corrente ano”, afirmou o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Tibério Dinis, citado em nota de imprensa.

O autarca, que participou no sábado na cerimónia de comemoração do 39.º aniversário da elevação da Praia da Vitória a cidade, anunciou que vai promover, até ao final do ano, “o reforço das valências e projetos sociais, em especial o acompanhamento e apoio às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS)”, com especial foco no apoio a idosos.

Para as famílias afetadas pelo desemprego durante a fase de pandemia, a câmara vai aplicar “os critérios da tarifa social da Praia Ambiente”, empresa municipal que garante o fornecimento de água e o tratamento de resíduos no concelho, e as IPSS e juntas de freguesia não irão pagar a fatura da Praia Ambiente até ao final do ano.

O autarca adiantou, ainda, o “reforço dos apoios do Gabinete de Empresa, da Incubadora de Negócios Praia Links e a flexibilização dos Apoios ‘Viver e Investir’ na Praia da Vitória”, um apoio à iniciativa empresarial privada e à fixação de famílias no concelho, esclarece o comunicado.

As empresas do canal HORECA (hotéis, restaurantes e cafés) estão isentas da tarifa de resíduos e serão suspensos os pagamentos de rendas e concessões “às empresas marítimo-turísticas que operam na marina da Praia da Vitória, no Mercado Municipal dos Biscoitos, no Mercado Municipal da Praia da Vitória e nas zonas balneares”.

Também não serão cobradas, até 31 de dezembro de 2020, as taxas de publicidade e ocupação da via pública por esplanadas, toldos e similares, bem como todas as taxas de obras, “nomeadamente as referentes a urbanismo e edificação”.

Para apoiar a cultura, o município prevê a “dinamização de iniciativas culturais, nos termos definidos pela Autoridade de Saúde”.

“No conjunto das medidas já implementadas e das agora apresentadas, são cerca de dois milhões de euros investidos no combate aos efeitos sociais e económicos da pandemia”, avança o presidente da autarquia, ressalvando que esse esforço só é possível graças a um “trabalho de reestruturação e consolidação financeira”.

PUB

Uma operação policial realizada na freguesia de São José, em Ponta Delgada, resultou na apreensão de material suspeito de constituir produto de furto realizado no Aeroporto João Paulo II, divulgou a PSP