Açoriano Oriental
Cortes no abono de família entram hoje em vigor
A partir de hoje o abono de família deixa de existir para os escalões de rendimentos mais elevados e fica reduzido para as famílias mais carenciadas, no âmbito das medidas aprovadas pelo Governo para contenção da despesa pública.
 Cortes no abono de família  entram hoje em vigor

Autor: Lusa/AO Online

O diploma do Governo, que entra hoje em vigor, prevê o fim da majoração de 25 por cento que tinha sido atribuída em 2008 ao primeiro e segundo escalão e elimina o quarto e o quinto escalão.

Os novos valores do abono situam-se agora nos 35,19 euros para crianças com mais de um ano nas famílias mais carenciadas e nos 29,19 euros nas famílias do segundo escalão.

Quanto às crianças com menos de 12 meses, as do primeiro escalão passam a receber 140,76 euros e as do segundo escalão recebem 116,74 euros.

Nos agregados correspondentes ao terceiro escalão, as crianças e jovens com mais de um ano têm 26,54 euros e quando a idade é igual ou inferior a 12 meses é de 92,29 euros.

O abono de família pré-natal fica nos 92,29 euros para o terceiro escalão, 116,74 euros para o segundo escalão e 140,76 euros para o primeiro.

Os montantes mensais resultantes da majoração do abono para crianças e jovens de famílias numerosas situam-se entre 70,38 euros e 26,54 euros, dependendo do rendimento.

A majoração para crianças e jovens que vivem apenas com um dos pais corresponde à aplicação de 20 por cento sobre os valores do abono fixados.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados