Açoriano Oriental
Continente, Madeira e Açores com níveis muito elevados de exposição aos UV

 Todas as regiões do continente, Madeira e Açores estão este domingo em risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Continente, Madeira e Açores com níveis muito elevados de exposição aos UV

Autor: Lusa/Ao online

O IPMA colocou em risco muito elevado os distritos de Portalegre, Guarda, Porto, Viana do Castelo, Évora, Beja, Vila Real, Bragança, Braga, Viseu, Aveiro, Castelo Branco, Santarém e Faro no continente, as ilhas da Madeira e do Porto Santo e as ilhas das Flores, São Miguel e Terceira, nos Açores.

Com níveis elevados estão a ilha do Faial, nos Açores, Coimbra, Leiria, Lisboa e Setúbal, no continente.

Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre 1 e 2, em que o risco de exposição à radiação UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).

O IPMA prevê para hoje continente céu com períodos de muita nebulosidade, tornando-se pouco nublado a partir da tarde no sotavento algarvio e para o final do dia na restante região Sul.

A previsão aponta também para períodos de chuva ou aguaceiros no litoral oeste a sul do cabo Mondego a partir do início da manhã, estendendo-se às restantes regiões do Norte e Centro, e ao Alto Alentejo, onde serão pouco frequentes e condições favoráveis à ocorrência de trovoadas, em especial na região Centro e durante a tarde.

Está também previsto vento em geral fraco do quadrante oeste, soprando moderado durante a tarde, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena descida da temperatura máxima, em especial nas regiões do interior.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 12 graus Celsius (na Guarda) e os 18 (em Lisboa e Aveiro) e as máximas entre os 21 (na Guarda) e os 27 (em Beja).

Na Madeira prevê-se céu com períodos de muita nebulosidade, possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos nas vertentes norte e zonas montanhosas até final da manhã, vento fraco a moderado e pequena subida da temperatura máxima.

No Funchal as temperaturas vão oscilar entre os 19 e os 24 graus Celsius.

Para o grupo ocidental dos Açores (Corvo e Flores) está previsto céu muito nublado com abertas, aguaceiros fracos e vento norte moderado, tornando-se bonançoso.

O IPMA prevê para o grupo central (Graciosa, Terceira, Faial, Pico e Terceira) períodos de céu muito nublado com abertas, chuva fraca, passando a aguaceiros fracos e vento fraco a bonançoso do quadrante oeste, rodando para norte a partir da tarde.

Para o grupo oriental (Santa Maria e São Miguel) está previsto céu muito nublado com boas abertas, aguaceiros fracos e vento fraco a bonançoso do quadrante noroeste.

Em Santa Cruz das Flores as temperaturas vão variar entre os 19 e os 24 graus, na Horta entre os 19 e os 26 e em Angra do Heroísmo e Ponta Delgada entre os 19 e os 25.



PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados