Comunidade internacional está a contar com o pragmatismo de Trump

O presidente da 22ª conferência internacional da ONU sobre o clima (COP22), Salaheddine Mezouar, apelou para o pragmatismo do Presidente norte-americano eleito, Donald Trump, que ameaçou desvincular Washington do acordo mundial para travar o aquecimento global.


“A mensagem [da conferência] para o novo Presidente americano é simples: ‘Contámos com o seu pragmatismo e com o seu espírito de compromisso’”, afirmou o presidente da COP22 e ministro dos Negócios Estrangeiros marroquino em Marraquexe, cidade que recebeu a conferência das Nações Unidas, cujos trabalhos terminam hoje.

“A comunidade internacional está empenhada numa grande batalha pelo futuro do nosso planeta, pela dignidade de milhões e milhões de pessoas”, acrescentou numa mensagem dirigida a Trump e transmitida aos jornalistas presentes na conferência internacional.

Por essa razão, será imperativo “manter o rumo” e continuar a lutar contra as mudanças climáticas que, segundo especialistas, ameaçam o modo de vida da espécie humana, acrescentou Salaheddine Mezouar.

“Não temos absolutamente nenhuma dúvida sobre o espírito de pragmatismo do Presidente Donald Trump, nem do compromisso demonstrado pelo povo americano como um todo", salientou ainda.

A COP22 ocorre um ano após o Acordo de Paris, quando 195 países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovaram o acordo para limitar o aumento da temperatura do planeta em até 2ºC em relação aos níveis pré-industriais.

O desafio nesta conferência do clima em Marrocos foi alcançar um consenso sobre as regras de como aplicar o Acordo de Paris. Na quinta-feira, os Estados participantes aprovaram a “declaração de Marraquexe”, em que apelam para “o compromisso político máximo” contra o aquecimento global.

Esta reunião foi marcada pela recente eleição de Donald Trump, que declarou diversas vezes durante a campanha presidencial considerar o aquecimento global “um embuste” e que anunciou que iria cancelar os pagamentos americanos aos programas da ONU na área das alterações climáticas.

PUB

Uma operação policial realizada na freguesia de São José, em Ponta Delgada, resultou na apreensão de material suspeito de constituir produto de furto realizado no Aeroporto João Paulo II, divulgou a PSP