“Este Natal foi menos positivo que o do ano anterior”, disse à agência Lusa Nuno Camilo, presidente da Associação de Comerciantes do Porto, numa opinião corroborada pela União das Associações do Comércio e Serviços (UACS) de Lisboa.
Para o presidente da UACS, Vasco Mello, as vendas ficaram este ano “um pouco abaixo” do registado em 2009, ainda que a quebra não tenha sido uma surpresa para o responsável.
Num inquérito publicado em Setembro, “os empresários já previam uma diminuição das vendas relativamente ao ano anterior”, explicou.
Nuno Camilo lembra que, precisamente, a pensar na contenção dos consumidores numa conjuntura de crise, os lojistas optaram por fazer “promoções bastante competitivas” na época natalícia com o objectivo de gerar receitas para investir em novas colecções
“Com a falta de poder de compra dos portugueses, os comerciantes fizeram o sacrifício de fazer promoções de 40 e 50 por cento de maneira a escoar os stocks”, acrescentou.
Quanto aos saldos, Nuno Camilo considera que “os preços já estão tão esmagados” que “dificilmente haverá grandes reduções”.
Natal
Comércio com vendas abaixo de 2009 mesmo com promoções
Depois de um Natal em que nem as promoções foram suficientes para ultrapassar as vendas alcançadas em 2009, o comércio inicia terça-feira um período de saldos sem grandes expectativas, disseram responsáveis de associações de comerciantes.
Autor: Lusa/AO online
