Autor: AO Online
Na cerimónia de aniversário, a presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Cristina Calisto salientou que “o Clube de Geocaching da Escola Secundária de Lagoa tem sido uma referência na promoção da prática do geocaching, não só junto dos alunos da escola, mas também da comunidade lagoense, através da realização de diversos eventos e atividades. Foi reconhecendo a inovação e criatividade deste projeto que, desde o primeiro dia, a Câmara Municipal da Lagoa se associou a este Clube de Geocaching”, disse, citada em nota.
Das diversas colaborações conjuntas, ao longo dos cinco anos de existência do clube, destacam-se as diversas conferências realizadas, às quais o município sempre se associou, bem como a atualização do “roteiro urbano” e do roteiro de trilhos pedestres que fazem parte da Rota da Água e que foram realizados com a colaboração das turmas finalistas do 12º ano dos cursos técnico-profissionais de Turismo Rural e Ambiental.
Referir, ainda, a criação da Lagoa Geotour (uma das quatro a nível nacional), lançada a 23 de julho deste ano e da qual resultou a implementação de 39 caches, abrangendo todos os lugares e freguesias da Lagoa.
Na ocasião, foram revelados os bons indicadores da prática desta atividade na Lagoa. Desde o início da Lagoa Geotour, foram realizadas 583 visitas às caches e tendo 22 geocachers completado a geotour.
“Estes são números muito positivos e interessantes, que demonstram a retoma que o turismo está a ter e que se prevê que continue a aumentar”, referiu a presidente.
Desta forma, Cristina Calisto salientou que, “a Câmara Municipal de Lagoa não encara o Geocaching apenas como uma atividade de mera procura de caches. O Geocaching é, muito mais do que isso, pois permite, não só que o geocacher entre numa aventura de descoberta, como também se revela numa excelente ferramenta educativa, com estímulos muito positivos que valorizam simultaneamente o património ambiental e histórico”.