Clinton ou Trump é escolha entre "o mau e o pior" diz Presidente do Irão

O Presidente iraniano disse hoje não ter qualquer preferência entre os candidatos às eleições presidenciais norte-americanas, a democrata Hillary Clinton e o republicano Donald Trump, afirmando tratar-se de uma escolha entre "o mau e o pior".


 

"Na ONU, o Presidente de um país perguntou-me quem é que eu preferia dos dois candidatos (Clinton e Trump) e eu disse: 'será que prefiro o mau ao pior ou o pior ao mau?", disse Hassan Rohani, num discurso em Arak, no centro do Irão.

O Presidente mostrou-se chocado com a forma como os dois candidatos à eleição presidencial dos Estados Unidos "se acusam e insultam mutuamente".

"Será que queremos uma democracia destas no nosso país? Uma eleição como esta?", perguntou Hassan Rohani, respondendo: "O nosso orgulho é o nosso Islão (...) estamos orgulhosos do nosso Irão e do nosso Islão".

Rohani disse ainda que nos Estados Unidos, "que afirmam ter uma democracia há 200 anos (...), a moral não existe".

O candidato republicano Donald Trump já prometeu "rasgar" o acordo internacional sobre o programa nuclear iraniano de julho de 2015 se for eleito, ao que o líder espiritual, Ali Khamenei, respondeu que se "o Sr. Trump o fizer, isso vai queimá-lo".

O Presidente Rohani, um religioso moderado eleito em 2013, deverá ficar um último mandato de quatro anos, depois das eleições presidenciais de maio de 2017.

PUB

Metade dos arguidos do processo Asclépio vão a julgamento, entre eles o médico Paulo Maragato, o empresário Pedro Gomes e a empresa Açormédica, revelou hoje de manhã o juiz de instrução. Ministério Público acusava arguidos de 55 crimes, só vão ser julgados 18., entre eles corrupção ativa, corrupção passiva, abuso de poder e acesso ilegítimo.