Açoriano Oriental
Circulação de comboios ronda os 20% devido aos serviços mínimos
O presidente do Sindicato dos Maquinistas, António Medeiros, disse hoje à agência Lusa que só está assegurada a circulação de 20 por cento dos comboios da CP, o que corresponde apenas aos serviços mínimos obrigatórios.
Circulação de comboios ronda os 20% devido aos serviços mínimos

Autor: Lusa/AO Online

“Só estamos a realizar o número de comboios, cerca de 20 por cento dos comboios, que são os estabelecidos para os serviços mínimos”, assegurou o sindicalista, assegurando que esses serviços estão a ser “cumpridos na íntegra”, respeitando a decisão do tribunal arbitral.

Ainda sem números concretos quanto à adesão dos maquinistas, António Medeiros sublinhou que com esta paralisação os trabalhadores pretendem “fazer respeitar o acordo que foi celebrado em 09 de junho” e que “a empresa quer rasgar”.

O dirigente sindical disse igualmente que com esta greve os trabalhadores querem contestar a “perseguição disciplinar” de que são alvos, em alusão aos processos disciplinares instaurados porque “a CP queria que os maquinistas substituíssem os revisores”.

Relativamente à reunião de quinta-feira à noite, entre a administração e o sindicato, António Medeiros, considerou-a uma “encenação negocial que apenas se prestou a um debate público e informativo em que a empresa manteve uma posição irredutível”.

“Lamentamos as consequências para as populações mas nós não temos outra alternativa. Este é um conflito laboral e a empresa tem o poder de contribuir para o desbloqueamento do conflito e só ela é que tem essa possibilidade”, concluiu.

Entretanto, em declarações à Lusa, a porta-voz da empresa, Ana Portela disse que a CP cumpriu esta noite todos os serviços mínimos decretados pelo Tribunal Arbitral face à greve dos maquinistas e, até às 06:00, estavam a funcionar 18 comboios.

Segundo a mesma fonte, os 18 comboios a funcionar representam dois a mais do que o previsto, mas cerca de um quarto dos 65 que costumam viajar num dia normal.

A paralisação, para a qual foram decretados serviços mínimos, prolonga-se até domingo, dia de Natal.

Um novo período de greve está marcado para 01 de janeiro, bem como ao trabalho extraordinário até ao final deste mês.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados