Ciência

Cientistas descobrem nova fonte hidrotermal ao largo do Pico

Uma missão de cientistas alemães, franceses e portugueses descobriu uma nova fonte hidrotermal ao largo da ilha do Pico, revelou Ricardo Serrão Santos, director do Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP) da Universidade dos Açores.


Esta nova fonte hidrotermal, a que foi dado o nome 'Bubbylon', foi descoberta durante uma missão realizada pelo navio de investigação alemão 'Meteor', numa expedição liderada por cientistas do Marum Center for Marine Environmental Sciences e do Max Planck Institute for Marine Microbiology, em que também participam investigadores da Universidade dos Açores.

Ricardo Serrão Santos destacou a importância desta nova fonte hidrotermal para o desenvolvimento de estudos científicos sobre o mar profundo, acrescentando que “há indícios de que existem mais fontes hidrotermais” no mar dos Açores.

A 'Bubbylon', descoberta a cerca de 500 quilómetros a sudoeste da ilha do Pico, é composto por oito “pontos quentes, com “chaminés até um metro de altura e fluidos com mais de 300 graus centígrados”.
PUB

Premium

João Pedro Barbosa, que vai lançar na próxima sexta-feira, dia 6 de fevereiro, o livro ‘Açores no Céu - Aviação, Turismo e o Futuro de um Arquipélago Atlântico’, reconhece a preocupação cada vez maior que existe em equilibrar o transporte aéreo entre as várias ilhas, mas não deixa de alertar, face à forma como tem sido gerido o transporte aéreo nos Açores, que é preciso ter sempre um ‘Plano B’ que aposte na diversificação de operadores