Açoriano Oriental
Chuchar no dedo ou roer as unhas pode diminuir alergias, segundo estudo
As crianças que chucham no dedo ou que roem as unhas são menos propensas a desenvolver alergias ao longo da vida, segundo um estudo publicado hoje.

Autor: Lusa/AO Online

Se as crianças combinam os dois “maus hábitos” serão provavelmente menos sensíveis aos ácaros, ao feno e ao pólen, e aos pelos de gato, cães e outros animais, segundo o estudo, que foi publicado na última edição da revista médica norte-americana Pedriatrics.

“Os resultados suportam a teoria sobre a higiene segundo a qual ser exposto quando jovem a sujidade e aos germes reduz o risco de desenvolver alergias”, disse o professor Malcolm Sears, da Faculdade de Medicina da Universidade McMaster, do Canadá, o principal autor do trabalho.

E acrescentou: “Não recomendamos que essas atitudes sejam encorajadas junto das crianças mas este estudo parece mostrar um lado positivo”.

Para o estudo os investigadores trabalharam na Nova Zelândia com um grupo de mil crianças nascidas a partir de 1972. E constaram que dessas 31 por cento chuchavam no dedo ou roíam as unhas.

Entre os participantes, testados entre os 13 e os 32 anos, 45 por cento mostrou predisposição para alergias. Mas dos que costumavam chuchar no dedo ou roer as unhas só 40 por cento tiveram alergias. No grupo dos que chuchavam no dedo e que também roíam as unhas a percentagem diminuiu para 31 por cento.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados