Açoriano Oriental
Chef português fica em segundo lugar em competição internacional de culinária
O cozinheiro português Jorge Fernandes ficou classificado em segundo lugar numa competição internacional de culinária que terminou esta terça-feira em Milão (Itália), disse à Lusa o selecionador da equipa olímpica sénior, Paulo Pinto.

Autor: Lusa/AO online

 

Além de Jorge Fernandes, Portugal foi representado por um ‘júnior’, João Cunha, na meia-final da competição Global Chef, que permitiu escolher o representante dos países da Europa do Sul na final mundial, agendada para julho do próximo ano, na Noruega.

No concurso, que decorreu entre sábado e hoje, Jorge Fernandes apresentou, como entrada, um salmão marinado sobre pera abacate, lagostim com creme de couve-flor e terrina de halibut sobre salada de bulgur; como prato principal, um tataki de kobe com puré de maçã e batata ao parmesão, rolo com cogumelos e molho bearnês e geleia de romesco caramelizada e, para sobremesa, um bolo de chocolate 64%, com chá Dilmah, cheesecake com amêndoa torrada, crocante de laranja e gelado de manga e cravinho.

Nesta competição, alguns produtos eram de utilização obrigatória: lagostim, halibut e salmão na entrada; Kobe beef e queijo parmesão no prato principal; chocolate 64%, manga e chá na sobremesa.

Em ambas as categorias – sénior e júnior -, o primeiro prémio foi para os concorrentes italianos.

No caso do concorrente júnior, João Cunha, Paulo Pinto afirmou que poderia ter ficado em primeiro lugar, mas foi penalizado por não ter cumprido o tempo de saída dos pratos, registando um atraso, no total, de 15 minutos.

"A participação foi muito boa, restava-nos ter um pouco mais de eficácia. Deu para aprender, tivemos mais falhar que os outros, o que nos ajuda a ir melhorando", disse.

Jorge Fernandes e João Cunha trabalham no restaurante Rio’s, em Oeiras, cuja cozinha é chefiada por António Bóia, selecionador da equipa júnior. Paulo Pinto é o chef executivo do grupo Hotéis Real.

A comitiva portuguesa integrou o chef Carlos Madeira como júri na prova internacional.

Criadas em 1992, as equipas olímpicas de culinária já participaram em dezenas de competições internacionais, conquistando medalhas de ouro, prata e bronze.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados