Açoriano Oriental
Legislativas
CDU contribuiu para PS perder maioria absoluta
O secretário-geral comunista, Jerónimo de Sousa, destacou este domingo que a CDU “contribuiu para a derrota do PS, retirando-lhe a maioria absoluta”, rejeitando que a coligação PCP/Verdes esteja fragilizada por ficar como quinta força política.
CDU contribuiu para PS perder maioria absoluta

Autor: Lusa / AO online
A CDU “contribuiu para a derrota do PS, retirando-lhe a maioria absoluta, que era uma questão sempre presente na intervenção e na luta” desta força política.

Para Jerónimo de Sousa, a “acentuada quebra eleitoral do PS” representa uma “condenação da política do actual governo”.

“A perda da maioria absoluta constitui um factor da maior importância no quadro da luta contra a política de direita e por uma viragem na vida política nacional”, referiu.

O líder comunista rejeitou a leitura que a CDU tenha saído fragilizada destas eleições por ter ficado como quinta força política, novamente atrás do Bloco de Esquerda e sendo ultrapassada pelo CDS-PP.

Numa altura em que os dados finais ainda não estão apurados, Jerónimo de Sousa destacou que a CDU aumentou o seu resultado para oito por cento e conquistou cerca de 30 mil novos votos.

“A questão do CDS ou do Bloco de Esquerda não era um objectivo nem uma questão central. O nosso objectivo era avançar e crescer e impedir que o PS tivesse maioria absoluta”, afirmou, mas admitiu “alguma insatisfação”.

“É evidente que existe sempre insatisfação, porque julgamos pelo trabalho realizado e pelo que fizemos neste mandato e na campanha, que a CDU merecia mais. Estamos insatisfeitos porque poderíamos ter mais, estamos profundamente satisfeitos porque no essencial conseguimos os objectivos políticos que nos animavam”, destacou.

A duas semanas das eleições autárquicas, Jerónimo de Sousa considerou que o próximo acto eleitoral será um momento para “afirmar a CDU como força a crescer, portadora de um insubstituível projecto de ruptura e mudança”.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados