Legislativas

CDU diz que aumenta votos e destaca fim da maioria absoluta

A dirigente comunista Manuela Bernardino considerou este domingo que a CDU poderá ver aumentado o número de votos, apesar de as projecções colocarem a coligação em quinto lugar, salientando como “sinal positivo” a perda da maioria absoluta do PS.


Pouco depois de serem divulgadas as primeiras projecções das televisões, Manuela Bernardino, do Secretariado do Comité Central do PCP, afirmou à Lusa que os dados já conhecidos “apontam a possibilidade” de a CDU poder “crescer em número de votos”, o que, disse, “teria uma grande importância”.

A dirigente comunista destacou como “facto bastante positivo” que o PS perca a maioria absoluta, “o que cria uma situação nova”, e que o PSD “tenha sido penalizado, porque os portugueses têm ainda bem presente as responsabilidades recentes na mesma política de direita”.

Manuela Bernardino desvalorizou o facto de a coligação PCP/Verdes descer para o quinto lugar, afirmando que “a posição relativa não é o que conta”.

“O que conta é a possibilidade que temos de prosseguir no Parlamento e também fora do Parlamento a nossa acção de condenação desta política”.

Na altura em que foram conhecidas as primeiras projecções, às 20:00, as dezenas de apoiantes que acompanham a noite eleitoral da CDU no “Espaço Vitória” começaram a gritar palavras de ordem como “A CDU avança, com toda a confiança” ou “Basta Basta Basta, esta política está gasta”.
PUB

Premium

Entre 2014 e 2024, a comercialização do leite e do queijo açoriano, no seu conjunto, registou um aumento de valor de 44 por cento, passando de 190,7 milhões de euros em 2014 para os 274,6 milhões de euros registados em 2024