CDS-PP/Açores alerta para falta de alojamento para estudantes na região

O deputado do CDS-PP nos Açores Pedro Pinto alertou para as dificuldades de alojamento dos estudantes deslocados no arquipélago, admitindo apresentar propostas que vão ao encontro dos desafios apontados pelos alunos.




“Há muita dificuldade em aceder à habitação. A residência de estudantes tem uma lotação muito limitada. Há anos que se espera por mais residências universitárias. É uma dificuldade dos estudantes de cá, mas também dos estudantes de fora”, afirmou o deputado centrista, em declarações aos jornalistas.

Pedro Pinto falava à margem de uma reunião com a associação de estudantes do campus de Angra do Heroísmo da Universidade dos Açores, na ilha Terceira, onde os deputados centristas iniciaram hoje jornadas parlamentares.

Segundo o deputado do CDS-PP, os estudantes reconheceram a importância de medidas, propostas pelos centristas no passado e implementadas pelo atual executivo (PSD/CDS-PP/PPM), como “o prémio de mérito", "o programa de apoio ao pagamento de propinas" ou "o programa de apoio a bolsas de estudo”, mas lembraram que não se aplicam aos alunos que chegam de fora da região.

“Os estudantes do continente percebem que, nesta matéria dos apoios que o Governo Regional dá, eles não acedem por não serem residentes e consideram isso uma mais-valia dos seus colegas residentes nos Açores”, frisou.

Entre as principais dificuldades apontadas pelos estudantes da Universidade dos Açores, em Angra do Heroísmo, estiveram os custos com alojamento e deslocações.

“Compreendemos que há essa dificuldade de acederem, sobretudo, a uma habitação a custos suportáveis, porque para além disso também têm o custo acrescido das viagens, que nós açorianos, quando vamos para fora estudar, temos a tarifa de estudante e os residentes no continente não beneficiam dessa medida”, adiantou o parlamentar centrista.

Sem avançar com medidas em concreto, Pedro Pinto admitiu que das reuniões tidas nas jornadas parlamentares na ilha Terceira possam surgir “novas propostas” a apresentar na Assembleia Legislativa dos Açores.

“Não temos nada gizado, mas são ideias que recolhemos e propostas e desafios que nos foram lançados, a seu tempo iremos anunciar”, afirmou.

Até quarta-feira, os três deputados do CDS-PP nos Açores vão reunir-se com várias entidades para abordar questões relacionadas com o desenvolvimento económico e social da região.

A escolha da associação de estudantes da Universidade dos Açores para arrancar os trabalhos foi justificada pela importância dada à formação.

“Faz todo o sentido começar pela base e a base é o ensino. Se nós queremos ter habitantes, se queremos ter uma sociedade estruturada, temos de ter cidadãos com formação”, salientou Pedro Pinto.


PUB