Açoriano Oriental
CDS-PP/Açores alerta para falta de alojamento para estudantes na região

O deputado do CDS-PP nos Açores Pedro Pinto alertou para as dificuldades de alojamento dos estudantes deslocados no arquipélago, admitindo apresentar propostas que vão ao encontro dos desafios apontados pelos alunos.

CDS-PP/Açores alerta para falta de alojamento para estudantes na região

Autor: Lusa


“Há muita dificuldade em aceder à habitação. A residência de estudantes tem uma lotação muito limitada. Há anos que se espera por mais residências universitárias. É uma dificuldade dos estudantes de cá, mas também dos estudantes de fora”, afirmou o deputado centrista, em declarações aos jornalistas.

Pedro Pinto falava à margem de uma reunião com a associação de estudantes do campus de Angra do Heroísmo da Universidade dos Açores, na ilha Terceira, onde os deputados centristas iniciaram hoje jornadas parlamentares.

Segundo o deputado do CDS-PP, os estudantes reconheceram a importância de medidas, propostas pelos centristas no passado e implementadas pelo atual executivo (PSD/CDS-PP/PPM), como “o prémio de mérito", "o programa de apoio ao pagamento de propinas" ou "o programa de apoio a bolsas de estudo”, mas lembraram que não se aplicam aos alunos que chegam de fora da região.

“Os estudantes do continente percebem que, nesta matéria dos apoios que o Governo Regional dá, eles não acedem por não serem residentes e consideram isso uma mais-valia dos seus colegas residentes nos Açores”, frisou.

Entre as principais dificuldades apontadas pelos estudantes da Universidade dos Açores, em Angra do Heroísmo, estiveram os custos com alojamento e deslocações.

“Compreendemos que há essa dificuldade de acederem, sobretudo, a uma habitação a custos suportáveis, porque para além disso também têm o custo acrescido das viagens, que nós açorianos, quando vamos para fora estudar, temos a tarifa de estudante e os residentes no continente não beneficiam dessa medida”, adiantou o parlamentar centrista.

Sem avançar com medidas em concreto, Pedro Pinto admitiu que das reuniões tidas nas jornadas parlamentares na ilha Terceira possam surgir “novas propostas” a apresentar na Assembleia Legislativa dos Açores.

“Não temos nada gizado, mas são ideias que recolhemos e propostas e desafios que nos foram lançados, a seu tempo iremos anunciar”, afirmou.

Até quarta-feira, os três deputados do CDS-PP nos Açores vão reunir-se com várias entidades para abordar questões relacionadas com o desenvolvimento económico e social da região.

A escolha da associação de estudantes da Universidade dos Açores para arrancar os trabalhos foi justificada pela importância dada à formação.

“Faz todo o sentido começar pela base e a base é o ensino. Se nós queremos ter habitantes, se queremos ter uma sociedade estruturada, temos de ter cidadãos com formação”, salientou Pedro Pinto.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados