Açoriano Oriental
CDS/Açores quer saber ponto de situação da empreitada do Centro de Saúde das Velas

A deputada regional do CDS-PP/Açores, Catarina Cabeceiras, solicitou ao Governo Regional um "ponto de situação" sobre os trabalhos da empreitada do Centro de Saúde das Velas, na ilha de São Jorge nos Açores.

CDS/Açores quer saber ponto de situação da empreitada do Centro de Saúde das Velas

Autor: Lusa

Segundo a deputada do CDS-PP (um dos partidos que integra a coligação do Governo Regional, a par do PSD e do PPM), a empreitada em causa "arrasta-se há demasiado tempo” e já em junho de 2016 o anterior executivo do PS havia anunciado a adjudicação da obra de reabilitação por 1,3 milhões de euros.

"O contrato de empreitada da obra foi assinado em janeiro de 2019 no valor global de 1,6 milhões de euros", lembra ainda a parlamentar, eleita pelo círculo de São Jorge.

De acordo com uma nota de imprensa do partido, a deputada enviou, na quarta-feira, um requerimento ao Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) para "saber como decorrem os trabalhos" da empreitada do Centro de Saúde das Velas e qual a data prevista para a sua conclusão.

A obra promovida pelo Governo socialista, porém, “não chegou a bom termo, tendo o empreiteiro abandonado a obra”, recorda Catarina Cabeceiras, citada no comunicado enviado às redações.

“Os jorgenses aguardam ansiosamente por melhores condições no que concerne aquela infraestrutura”, afirma a deputada do CDS-PP nos Açores.

No texto do requerimento, a deputada refere que o atual procedimento concursal foi lançado em maio de 2021, passados seis meses da tomada de posse do atual Governo, e a consignação da obra em dezembro do mesmo ano, com um prazo de execução de 540 dias, o que considera “demonstrativo do empenho do executivo em agilizar e concretizar a respetiva obra”.

A deputada do CDS-PP entende como benéfico “a opção do atual Governo de rever e reformular o projeto” e que visa também "dar a adequada resposta às necessidades da população".

No requerimento a deputada pretende saber se está prevista a reabertura do centro de saúde “de forma faseada ou em bloco”.

Segundo a deputada, “a deslocalização dos serviços do centro de saúde para o edifício da Escola Básica e Secundária das Velas tem permitido que a obra avance de forma mais célere, ao invés de ser realizada de forma faseada, conforme o previsto inicialmente”,

Contudo, Catarina Cabeceiras alerta para “todos os constrangimentos que têm sido sentidos" pelos utentes e profissionais, devido às condições provisórias de funcionamento do centro de saúde.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados