Cavaco Silva inicia hoje visita oficial aos Açores

Cavaco Silva inicia hoje visita oficial aos Açores

 

Rui Leite Melo   Regional   6 de Out de 2007, 09:01

É a primeira vez que o Presidente da Repúbliva vem às ilhas em deslocação oficial. Hoje almoçará com os autarcas açorianos. Roteiro da Ciência também consta do programa da visita de cinco dias
O Presidente da República inicia hoje uma deslocação de cinco dias a quatro ilhas dos Açores, durante a qual irá manter encontros com as entidades locais e regionais e promover mais uma jornada do Roteiro da Ciência, dedicada às Ciências do Mar.
Aquela que é a primeira visita de Cavaco Silva a uma Região Autónoma enquanto Presidente da República, é explicada pela respectiva Casa Civil como um modo de “sublinhar o êxito da solução autonómica, nomeadamente êxito político e económico”.
Cavaco Silva, que será acompanhado em permanência pelo ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, além de secretários de Estado da Defesa e Agricultura e Pescas, inicia o seu périplo pela Terceira, onde estará presente num almoço com os 19 presidentes de câmaras municipais dos Açores, no salão nobre da autarquia de Angra do Heroísmo. A seguir o Chefe de Estado desloca-se ao monumento em memória de D. Pedro IV, que permite uma vista sobre Angra do Heroísmo, e passeio a pé pela cidade Património Mundial. O resto do dia é preenchido com uma audiência ao presidente do Governo Regional, Carlos César, e com um jantar oferecido pelo Representante da República nos Açores.
Amanhã será dedicado ao Pico e ao Faial. Para o programa previsto para a ilha montanha destaca-se uma visita à paisagem da cultura da vinha, classificada como Património Mundial desde 2004. Já no Faial, onde permanece até segunda-feira, Cavaco Silva participa nas cerimónias evocativas dos 50 anos do vulcão dos Capelinhos, dedicando a estadia  às Ciências do Mar, integrado no Roteiro para a Ciência. “O mar dos Açores e da Madeira na Constituição de 1976” deverá ser abordado pelo Presidente no discurso na sessão solene na Assembleia Legislativa, na cidade da Horta, no Faial, a ter lugar segunda-feira. Na ocasião irão intervir ainda representantes das diversas bancadas.
Na terça-feira, já em São Miguel, Cavaco Silva participa num encontro com empresários, almoça com agricultores e recebe a Chave de Ouro da Cidade de Ponta Delgada. No último dia da deslocação, 10 de Outubro, o Presidente da República visita o Centro de Vulcanologia da Universidade dos Açores, unidade de investigação que monitoriza a actividade sísmica e vulcânica nas ilhas. Ali, e imediatamente antes de regressar a Lisboa, Cavaco Silva será elucidado sobre o acompanhamento da actividade sismo-vulcânica e a investigação desenvolvida por aquele serviço.

César satisfeito
O presidente do Governo Regional considerou quinta-feira que a visita que o Presidente da República efectua a partir de hoje à Região Autónoma dos Açores representa a afirmação no País do esforço que os açorianos fazem no desenvolvimento da sua terra.    “É para nós sempre um momento muito importante a visita de um Chefe de Estado aos Açores, particularmente numa fase em que o País deve tomar consciência e orgulhar-se dos resultados do esforço que tem sido desenvolvido por todos para recuperar o desenvolvimento económico e social da nossa região”, declarou Carlos César à agência Lusa, à margem da XIII Conferência dos Presidentes das Regiões Ultraperiféricas.
O chefe do Governo Regional dos Açores lembrou que o arquipélago é hoje uma Região em crescendo no plano económico e da coesão social e que tem utilizado adequadamente os recursos que têm sido colocados à sua disposição, pelo que considera que a visita do Presidente da República “reforça a notoriedade desse esforço e o êxito que representa a descentralização política no nosso País”
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.