Açoriano Oriental
Cavaco Silva inicia hoje visita oficial aos Açores
É a primeira vez que o Presidente da Repúbliva vem às ilhas em deslocação oficial. Hoje almoçará com os autarcas açorianos. Roteiro da Ciência também consta do programa da visita de cinco dias
Cavaco Silva inicia hoje visita oficial aos Açores

Autor: Rui Leite Melo
O Presidente da República inicia hoje uma deslocação de cinco dias a quatro ilhas dos Açores, durante a qual irá manter encontros com as entidades locais e regionais e promover mais uma jornada do Roteiro da Ciência, dedicada às Ciências do Mar.
Aquela que é a primeira visita de Cavaco Silva a uma Região Autónoma enquanto Presidente da República, é explicada pela respectiva Casa Civil como um modo de “sublinhar o êxito da solução autonómica, nomeadamente êxito político e económico”.
Cavaco Silva, que será acompanhado em permanência pelo ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, além de secretários de Estado da Defesa e Agricultura e Pescas, inicia o seu périplo pela Terceira, onde estará presente num almoço com os 19 presidentes de câmaras municipais dos Açores, no salão nobre da autarquia de Angra do Heroísmo. A seguir o Chefe de Estado desloca-se ao monumento em memória de D. Pedro IV, que permite uma vista sobre Angra do Heroísmo, e passeio a pé pela cidade Património Mundial. O resto do dia é preenchido com uma audiência ao presidente do Governo Regional, Carlos César, e com um jantar oferecido pelo Representante da República nos Açores.
Amanhã será dedicado ao Pico e ao Faial. Para o programa previsto para a ilha montanha destaca-se uma visita à paisagem da cultura da vinha, classificada como Património Mundial desde 2004. Já no Faial, onde permanece até segunda-feira, Cavaco Silva participa nas cerimónias evocativas dos 50 anos do vulcão dos Capelinhos, dedicando a estadia  às Ciências do Mar, integrado no Roteiro para a Ciência. “O mar dos Açores e da Madeira na Constituição de 1976” deverá ser abordado pelo Presidente no discurso na sessão solene na Assembleia Legislativa, na cidade da Horta, no Faial, a ter lugar segunda-feira. Na ocasião irão intervir ainda representantes das diversas bancadas.
Na terça-feira, já em São Miguel, Cavaco Silva participa num encontro com empresários, almoça com agricultores e recebe a Chave de Ouro da Cidade de Ponta Delgada. No último dia da deslocação, 10 de Outubro, o Presidente da República visita o Centro de Vulcanologia da Universidade dos Açores, unidade de investigação que monitoriza a actividade sísmica e vulcânica nas ilhas. Ali, e imediatamente antes de regressar a Lisboa, Cavaco Silva será elucidado sobre o acompanhamento da actividade sismo-vulcânica e a investigação desenvolvida por aquele serviço.

César satisfeito
O presidente do Governo Regional considerou quinta-feira que a visita que o Presidente da República efectua a partir de hoje à Região Autónoma dos Açores representa a afirmação no País do esforço que os açorianos fazem no desenvolvimento da sua terra.    “É para nós sempre um momento muito importante a visita de um Chefe de Estado aos Açores, particularmente numa fase em que o País deve tomar consciência e orgulhar-se dos resultados do esforço que tem sido desenvolvido por todos para recuperar o desenvolvimento económico e social da nossa região”, declarou Carlos César à agência Lusa, à margem da XIII Conferência dos Presidentes das Regiões Ultraperiféricas.
O chefe do Governo Regional dos Açores lembrou que o arquipélago é hoje uma Região em crescendo no plano económico e da coesão social e que tem utilizado adequadamente os recursos que têm sido colocados à sua disposição, pelo que considera que a visita do Presidente da República “reforça a notoriedade desse esforço e o êxito que representa a descentralização política no nosso País”
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados