Açoriano Oriental
Carvalho da Silva salienta contributo dos trabalhadores e dos sindicatos para a implantação da República
O secretário geral da CGTP, Carvalho da Silva, considera que os trabalhadores e o movimento sindical deram um importante contributo para a implantação da República e defenderam os valores republicanos no período do fascismo.

Autor: Lusa / AO online

"Os trabalhadores deram um contributo extraordinário para pôr fim à monarquia e implantar a República Portuguesa", disse Manuel Carvalho da Silva à agência Lusa acrescentando que naquela época "havia uma identidade muito grande do movimento sindical com os ideais republicanos".

O sindicalista salientou que "pela sua ação, os trabalhadores deram um contributo fabuloso para a implantação da República mas depois foram logo maltratados".

"Mas sempre que foi necessário defender a República, os trabalhadores foram os primeiros a dar o corpo ", afirmou, acrescentando que "o movimento sindical esteve sempre presente" na defesa dos valores republicanos.

Carvalho da Silva salientou ainda a importância do movimento sindical na defesa dos valores republicanos ao longo do período do Estado Novo.

"O fascismo, o Estado Novo, teve uma posição de tolerância em relação aos valores da República, nunca afirmou os valores conquistados nomeadamente ao nível da educação e da família", considerou.

Segundo Carvalho da Silva, os ideiais repúblicanos quase desapereceram durante o período do fascismo , tendo sido recuperados com a Revolução de 25 de abril de 1974.

O líder da CGTP disse ainda que tem tentado passar esta mensagem nas diversas iniciativas em que tem participado a propósito do centenário da República.

O sindicalista considerou insuficientes as comemorações oficiais que têm decorrido e que estão programadas, nomeadamente porque não referem o importante papel dos sindicatos e dos trabalhadores na implantação da República.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados