Açoriano Oriental
Candidato do PS pelo Corvo defende investimento privado no turismo
O cabeça de lista do do PS pelo círculo do Corvo às eleições regionais dos Açores, Iasalde Nunes, defendeu hoje a necessidade de haver investimento privado na ilha, visando fixar os turistas na ilha.
Candidato do PS pelo Corvo defende investimento privado no turismo

Autor: Lusa / AO online

 

“Temos necessidade de fixar os turistas no Corvo para evitar que as pessoas não se desloquem de manhã e voltem no mesmo dia à ilha das Flores”, disse hoje à agência Lusa Iasalde Nunes, destacando as vantagens para a economia local se os turistas ficarem uma semana ou 15 dias, por exemplo.

Considerando que o Governo dos Açores e a Câmara Municipal do Corvo “não se podem substituir aos privados”, Iasalde Nunes, que é de novo candidato, após ter sido eleito deputado em 2012, insistiu na necessidade de serem criadas empresas que gerem projetos na área do turismo.

O militante socialista, de 41 anos, nascido em Santa Cruz das Flores e a residir no Corvo, pretende, por outro lado, continuar a empenhar-se na luta por uma “taxa de desemprego de zero por cento” na ilha, o que reconhece que não funciona como fator de motivação para incentivar o investimento.

O candidato afirmou que o Corvo “está muito bem em relação a todas as outras ilhas” na área da educação, enquanto na saúde admitiu ser necessário “continuar a lutar” por haver mais deslocação de especialistas ao Corvo.

O deputado considerou ainda que o transporte aéreo de passageiros satisfaz a ilha, admitindo em relação ao escoamento de produtos que tem havido “dificuldades pontuais” com o pescado impostas pela capacidade de carga do tipo de aeronave da SATA que opera na ilha, face à dimensão da pista.

Iasalde Nunes afirmou ainda que, caso seja eleito, pretende, com o partido, “continuar a apoiar os jovens”, a par dos agricultores e pescadores.

O cabeça de lista adiantou que, contrariamente ao que acontece noutras ilhas, que são confrontadas com a desertificação, os jovens que saem para estudar voltam, havendo alguns casos pontuais de estudantes que procuram outras zonas geográficas porque “não há capacidade de emprego para determinadas áreas”.

O círculo do Corvo, o mais pequeno do arquipélago com 334 eleitores, elege dois deputados para o parlamento regional nas eleições de 16 de outubro.

Nas últimas eleições, em 2012, o PS conquistou 31 dos 57 lugares na Assembleia Legislativa regional, enquanto o PSD, o maior partido na oposição, conseguiu 20 mandatos. O CDS-PP tem três deputados no parlamento regional, enquanto BE, PCP e PPM conseguiram um mandato cada.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados