Política

Canavilhas lamenta extinção do Ministério da Cultura

A ministra da Cultura cessante, Gabriela Canavilhas, admitiu hoje que Francisco José Viegas daria um “excelente ministro da Cultura” se lhe tivesse sido reconhecido esse mérito.


Para Gabriela Canavilhas, a extinção do Ministério é um sinal de que a estratégia política do novo Governo “não conta com a cultura como um dos seus pilares”. “Eu considero que é uma perda muito importante. Isso preocupa-me a mim, preocupa o setor e tenho a certeza de que também preocupa os portugueses”, afirmou aos jornalistas à margem da cerimónia da deposição das cinzas do escritor José Saramago em Lisboa. Sobre o novo secretário de Estado da Cultura, Canavilhas admitiu a sua admiração por Francisco José Viegas, “uma pessoa de grande qualidade”. “Daria um excelente ministro da Cultura. Infelizmente não lhe foi reconhecido esse mérito”, lamentou. O novo Governo de maioria PSD/CDS-PP irá tomar posse na terça-feira depois de o primeiro-ministro indigitado se ter reunido na sexta-feira em audiência com o Presidente da República, Cavaco Silva, para lhe entregar o novo elenco governativo. O novo Governo, de 11 ministros, inclui oito estreantes em funções executivas e duas mulheres, enquanto três futuros ministros já desempenharam funções em anteriores Executivos.

PUB

Valorização da carne de borrego de Santa Maria passa pela conquista de novos mercados. Secretário Regional da Agricultura e Alimentação aponta a ilha de São Miguel como o primeiro mercado a ter de ser conquistado pela Associação Regional dos Criadores de Caprinos e Ovinos dos Açores (ARCOA), instituição sediada em Santa Maria