Açoriano Oriental
Campanha beneficia 230 pessoas nas farmácias

Em oito anos a campanha solidária “Dê Troco a Quem Precisa”, que iniciou na segunda-feira a sua 12.ª edição, irá beneficiar mais de duzentas pessoas na Região Autónoma dos Açores


Campanha beneficia 230 pessoas nas farmácias

Autor: Rafael Dutra

“Dê Troco a Quem Precisa”: é este o nome da campanha solidária que decorre até ao dia 20 de dezembro e que convida os cidadãos a doar o troco das suas compras numa farmácia aderente a esta campanha do ao programa abem: Rede Solidária do Medicamento, da Associação Dignitude.

Atualmente na sua 12.ª edição, esta iniciativa conta atualmente com uma rede de mais de 500 farmácias de todo o país, incluindo a Região Autónoma dos Açores.

Este projeto tem como objetivo permitir o acesso, de forma digna, aos medicamentos prescritos a quem não tem capacidade financeira para os adquirir, cobrindo, no receituário, o valor não comparticipado pelo Estado, indica a associação, em nota de imprensa, onde é adiantado que a totalidade dos donativos angariados “irão ajudar famílias em situação de pobreza a acederem aos medicamentos de que precisam”.

Ainda nesta nota, é realçado que, na Região Autónoma dos Açores existe uma rede de 21 farmácias abem, à qual cerca de 230 beneficiários acederam, sem custos, aos medicamentos prescritos pelos seus médicos. Acrescenta ainda que, desde o início do Programa abem, em 2016, já foram dispensadas mais de 9500 embalagens de medicamentos apenas na Região no âmbito desta iniciativa.

Nos Açores, a Rede abem conta com seis entidades referenciadoras: Cáritas Diocesana dos Açores, Município da Horta, Município da Madalena, Município de Ponta Delgada, Município da Ribeira Grande e Município de São Roque do Pico.

O Programa abem já apoiou mais de 39 000 beneficiários e já dispensou quase três milhões de caixas de medicamentos.

Segundo a Dignitude, os beneficiários do Programa abem são cidadãos que se encontram em situação de comprovada carência socioeconómica, referenciados por Entidades Parceiras Locais, como autarquias, Instituições Particular de Solidariedade Social (IPSS), Cáritas e Misericórdias que integram uma rede colaborativa presente em todo o país.

“O beneficiário tem acesso ao Cartão abem, bastando apresentá-lo numa farmácia para poder adquirir os medicamentos comparticipados que lhe forem prescritos, sem custos para si”, é acrescentado em nota de imprensa.

Recorde-se que esta associação, fundada a 4 de novembro de 2015 em Coimbra é uma  uma IPSS que tem como missão o “desenvolvimento de programas solidários de grande impacto social, que promovam a qualidade de vida e o bem-estar dos portugueses”.

Para apoiar esta causa basta deslocar-se a uma farmácia aderente ou poderá fazer o donativo por MB WAY ou transferência bancária.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados