Câmara da Ribeira Grande quer alargar projeto “Ver com outros olhos”

A Câmara da Ribeira Grande pretende alargar aos demais museus do concelho (museu Municipal, museu Vivo do Franciscanismo e museu da Emigração Açoriana) o projeto pioneiro implementado na Casa do Arcano “Ver com outros olhos”, através do qual faz-se chegar a informação aos invisuais.



A novidade foi transmitida pelo presidente da autarquia, Alexandre Gaudêncio, que acompanhou uma visita de uma comitiva da ACAPO – Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal à Casa do Arcano.


Citado em nota, o autarca referiu que “estamos a trabalhar no sentido de melhor servir todos aqueles que nos visitam e que procuram os nossos museus para conhecerem um pouco mais da nossa história e tradições. Foi com esse propósito que implementamos o projeto ‘Ver com outros olhos’ na Casa do Arcano e pretendemos replicá-lo nos nossos outros museus.


O edil lembrou que os museus da Ribeira Grande “já oferecem infraestruturas inclusivas, panfletos em português e inglês braille, um áudio guia com todas as indicações de mobilidade, informação da história e diretórios transcritos em braille que permitem aos invisuais chegar a todos as salas de exposições de forma autónoma”.


“Ver com outros olhos” é um projeto desenvolvido por Mariana Teves na Casa do Arcano, enquanto aluna da escola profissional APRODAZ, com o intuito de ajudar os invisuais que visitam o museu a percorrê-lo com acesso a toda a informação que nele consta.


PUB

Uma operação policial realizada na freguesia de São José, em Ponta Delgada, resultou na apreensão de material suspeito de constituir produto de furto realizado no Aeroporto João Paulo II, divulgou a PSP