Açoriano Oriental
Cabul revela abertura para troca de prisioneiros com os Estados Unidos

As autoridades talibã que controlam o Afeganistão anunciaram que dois cidadãos norte-americanos estão detidos em Cabul, revelando que discutiram com os Estados Unidos uma "troca por afegãos" presos em Guantánamo.

Cabul revela abertura para troca de prisioneiros com os Estados Unidos

Autor: Lusa/AO Online

"Deveríamos poder libertar os nossos cidadãos, porque os cidadãos norte-americanos são importantes para [os Estados Unidos], tal como os afegãos são importantes para nós", declarou o porta-voz dos talibã Zabihullah Mujahid numa conferência de imprensa em Cabul.

As declarações do porta-voz ocorrem poucos depois de uma reunião liderada pelas Nações Unidas, realizada no Qatar com os talibãs, sobre o aumento do empenhamento da ONU no Afeganistão.

Para a ONU, o encontro não significa o reconhecimento do governo de Cabu, afirmou um funcionário da ONU na segunda-feira.

 A reunião realizada no domingo e na segunda-feira em Doha, capital do Qatar, com enviados de cerca de duas dúzias de países, foi a primeira vez que representantes da administração afegã dos Talibãs participaram numa reunião patrocinada pela ONU.

Os talibã não foram convidados para a primeira reunião tendo o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, afirmado que as autoridades que controlam Cabul impuseram condições inaceitáveis para participarem na segunda reunião, em fevereiro, incluindo a exigência de que os membros da sociedade civil afegã fossem excluídos das conversações e que os tabiã fossem tratados como os legítimos governantes do país.

Os talibãs reconquistaram Cabul em agosto de 2021, pondo fim a vinte anos de guerra com forças ocidentais. 


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.