'Bis' de Ana Azevedo 'embala' Portugal no Mundial feminino de futsal

Um ‘bis’ da capitã Ana Azevedo embalou Portugal para os quartos de final do Mundial feminino de futsal, com a seleção das ‘quinas’ a vencer em Manila o Japão (3-1), num jogo em que Kaká também marcou



Nesta segunda jornada do grupo C do Mundial, em Pasig, na região metropolitana de Manila, nas Filipinas, o selecionador Luís Conceição promoveu algumas alterações na equipa inicial, em comparação com a estreia, na goleada à Tanzânia (10-0).

Numa modalidade com muitas alterações nos 40 minutos de jogo, Luís Conceição manteve apenas a guarda-redes Ana Catarina Pereira no cinco inicial, acompanhada, desta vez, de Kika, da capitã Ana Azevedo, Carolina Pedreira e Lídia Moreira.

Inês Matos, Janice Silva, Fifó e Maria Pereira começaram no banco, mas entraram ao longo do jogo, com Luís Conceição, apesar da dificuldade acrescida com o Japão, a rodar uma vez mais todas as jogadoras disponíveis para este Mundial.

Com a noção de ter um jogo de maior risco e exigência, como já avisara na antevisão, Portugal só conseguiu desbloquear o marcador aos 16 minutos, com a Ana Azevedo a marcar, na sequência de um canto.

No mesmo minuto, Kaká intercetou um passe de Sara Oino e em zona frontal fez o 2-0, permitindo à seleção das ‘quinas’ sentir algum alívio, depois de um primeiro quarto de hora com remates promissores, mas diante de um oponente aguerrido.

Na segunda metade, Ana Catarina Pereira adiou o golo do Japão, pese embora Portugal ainda procurasse também o terceiro, mas seriam as nipónicas a marcar primeiro, com um remate forte e colocado de Sara Oino, aos 37.

Com uma diferença mínima no marcador, o Japão apostou em Anna Amishiro como guarda-redes avançada, numa opção sempre de risco, e, com a baliza descoberta, foi Portugal a chegar ao 3-1, com Ana Azevedo a aproveitar um roubo de bola e a fechar o jogo, aos 40.

O triunfo deixa Portugal apurado com seis pontos e já vencedor do Grupo C, à frente de Japão e Tanzânia, ambas com três, enquanto a Nova Zelândia, adversária no sábado, segue em último, sem pontos, e está eliminada.

No outro jogo do agrupamento, a Tanzânia, que tinha sido goleada por Portugal, venceu a Nova Zelândia por 4-2.


PUB