Autor: Ana Carvalho Melo
Para tal anunciou que ao nível do Parlamento o Partido Socialista desenvolverá todas as diligências que entender serem necessárias em defesa dos interesses dos Açores e dos trabalhadores.
“Os trabalhadores continuam a desconhecer o plano dos EUA. É essencial que este processo decorra com a máxima responsabilidade, transparência e envolvendo os representantes dos trabalhadores”, referiu Berto Messias que defendeu, ainda, ser essencial que “não haja a tentação, a nível nacional, de trocar os interesses terceirenses por interesses militares que esquecem as necessidades dos açorianos neste processo”.
O deputado afirmou ainda que o Governo da República deve informar, o mais rapidamente possível, os trabalhadores da Base das Lajes dos contornos do plano de redução de efetivos anunciado pela administração norte-americana.
“A nossa posição é muito clara. O Governo da República tem que acautelar os impactos sócio económicos que estes despedimentos têm na ilha da Terceira e nos Açores. É fundamental que o Governo da República não ande neste processo com meias palavras e que quer o Ministério da Defesa quer o Ministério dos Negócios Estrangeiros informem os trabalhadores, em tempo útil, o que está em causa e quais as reais intenções norte-americanas”, enfatizou.
-
Ponta Delgada é o concelho da Região com o maior valor de poder de compra
O município de Ponta Delgada apresenta o maior valor de poder de compra (102,2) entre os 19 municípios da Região Autónoma dos Açores. Os Açores apresentam o valor mais baixo do Indicador per Capita (87,6), comparativamente com a Madeira (88,1) e o continente (100,6)
-
Cultura e Social
Matiné “@s Artistas do Andar de Cima” no Teatro MicaelenseO Teatro Micaelense acolhe amanhã, 2 de novembro, às 17h00, o espetáculo “@s Artistas do Andar de Cima”, uma matiné de circo integrada na programação da Convenção de Circo do Atlântico 2025.