Belenenses, Moreirense, Santa Clara e Portimonense vencem e chegam-se à frente

Belenenses, Moreirense, Santa Clara e Portimonense, separados por dois pontos do sexto ao nono lugar, respetivamente, venceram para a 14.ª jornada da I Liga de futebol e aproximaram-se do grupo da frente, que entra em ação no domingo.



Com os seis primeiros classificados, à partida para a 14.ª jornada, a jogarem domingo entre si – FC Porto-Rio Ave, Benfica-Sporting de Braga e Vitória de Guimarães-Sporting –, a luta pela conquista de pontos centrou-se no ‘miolo’ da tabela.

O Belenenses venceu em casa por 5-2 o Desportivo das Aves, que chegou à vantagem com um dos golos mais rápidos desta época na I Liga, por Nildo Petrolina, aos 37 segundos, e subiu ao sexto lugar.

Os ‘azuis’, que já não marcavam cinco golos num jogo da I Liga há mais de oito anos, empataram por Licá, aos quatro, mas voltaram a ficar em desvantagem com um golo de Amilton, aos 26.

O Belenenses empatou ainda antes do intervalo e concretizou a reviravolta com golos de Henrique, aos 35 e 71 minutos, Vítor Gomes, aos 54, na própria baliza, e Licá, aos 68.

Sem perder há oito encontros, o Belenenses subiu ao sexto lugar, com 22 pontos – os mesmos do Vitória de Guimarães (quinto) -, enquanto o Desportivo das Aves caiu para 16.º, na zona de despromoção, com 11 pontos, após somar o quarto encontro sem vencer.

O Moreirense recebeu e venceu por 2-1 o Boavista, num encontro em que esteve a perder com o golo de Mateus, aos 17 minutos, mas em que deu a volta por Nenê, aos 28, de grande penalidade, e Arsénio, aos 45+3, já com os ‘axadrezados’ reduzidos a dez por expulsão de Neris, aos 36.

Com este resultado, e apesar do Rio Ave, atual décimo posicionado, com 19 pontos, somar menos um jogo, o Moreirense ascendeu provisoriamente ao sétimo posto, com 22 pontos, enquanto o Boavista segue na 12.ª posição, com 13.

O Santa Clara venceu em casa do Vitória de Setúbal, por 2-0, com golos do iraquiano Osama Rashid, aos 15 minutos, de grande penalidade, e Fábio Cardoso, aos 49, e subiu ao oitavo lugar.

A formação açoriana passa a somar 20 pontos no oitavo posto da tabela classificativa, enquanto o Vitória de Setúbal, que sofreu a terceira derrota consecutiva, ocupa o 11.º lugar, com 17.

Em Santa Maria da Feira, o Portimonense também venceu fora de portas o Feirense, por 1-0, com o único golo a ser apontado pelo brasileiro Dener, aos 68 minutos, e subiu ao nono lugar, com os mesmos 20 pontos do Santa Clara (oitavo).

O Feirense somou o 12.º encontro consecutivo sem vencer no campeonato e desceu ao 17.º e penúltimo lugar, com 10 pontos, com apenas mais três do que o lanterna-vermelha Desportivo de Chaves (18.º, com sete), que no domingo defronta o Nacional, na Madeira.

O Tondela venceu em casa o Marítimo, por 2-1, com o golo decisivo a ser marcado pelo colombiano Cristian Arango, aos 88 minutos, numa altura em que os insulares se encontravam com menos um elemento em campo dada a expulsão de Vukovic, aos 79.

O Marítimo, que somou o décimo encontro sem vencer, adiantou-se no marcador pelo brasileiro Rodrigo Pinho, aos 27 minutos, mas o Tondela deu a volta por Tomané, aos 30, e Arango, aos 88.

O Tondela, que pôs termo a um ciclo de quatro derrotas seguidas na prova, subiu da zona de despromoção ao 14.º lugar, com 12 pontos, enquanto o Marítimo manteve o 15.º posto, o primeiro acima da zona de despromoção, com 11, tal como o Desportivo das Aves (16.º).



PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares