Açoriano Oriental
BE/Açores critica partidos por dizerem “uma coisa na oposição e outra no governo”

O líder parlamentar do BE/Açores, António Lima, criticou os partidos que integram o Governo dos Açores PSD/CDS-PP/PPM por dizerem “uma coisa na oposição e outra no governo”, o que “corrói a credibilidade política” e a democracia.

BE/Açores critica partidos por dizerem “uma coisa na oposição e outra no governo”

Autor: Lusa/AO Online

Numa intervenção na Assembleia Legislativa dos Açores, na cidade da Horta, onde está a decorrer a discussão do Plano e Orçamento dos Açores para 2021, António Lima disse que o “PSD como partido líder” do Governo Regional “consegue hoje estar contra propostas do Bloco de Esquerda que são na íntegra propostas do PSD que, em 2019, tinham sido chumbadas” no parlamento açoriano.

“Afinal, o que mudou? Não foi o Bloco, pois continuamos a defender o mesmo. A direita, anteriormente na oposição, detém agora o poder. Mas, isso não devia ser motivo para mudar de posição sobre os problemas”, afirmou António Lima.

António Lima lembrou ainda que, nas anteriores legislaturas, o “PSD acusava o PS de votar contra as suas propostas só porque eram do PSD”, e que atualmente, o PSD como “bom aluno do PS aplica o ensinamento”.

“Dizer uma coisa na oposição e outra no governo corrói a credibilidade da política e descredibiliza a participação cívica, o voto e a própria democracia”, criticou Lima, considerando ser “verdadeiramente notável tanta e tão rápida apropriação de práticas pouco compatíveis com a humildade e capacidade dialogante, apregoada de forma constante pelo presidente do Governo” Regional.

António Lima disse também não concordar com a redução fiscal proposta no Plano e Orçamento, que significa “uma redução de impostos para os mais ricos e para as empresas que têm lucros”, e criticou o corte de verbas em “áreas tão cruciais” como a ciência e a cultura.

“Esta é a prova da total falta de estratégia para estes dois setores de importância vital para o futuro da região. Tratar a ciência e a cultura como adornos na lapela é um crime contra a região que penhora o nosso futuro”, afirmou.

Durante esta semana está a decorrer na Assembleia Regional, no Faial, a discussão do Plano e Orçamento dos Açores para 2021, que serão votados na sexta-feira.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados