BCE corta taxa de juro para novo mínimo de 0,05%

O Conselho de Governadores do Banco Central Europeu (BCE) decidiu hoje cortar a taxa de juro diretora na zona euro para um novo mínimo histórico de 0,05%, anunciou a instituição.


Em junho, o BCE cortou a taxa de juro diretora para 0,15% e colocou em valor negativo a taxa de depósitos (-0,10%). Agora esta taxa de depósitos passa para -0,20%, o que penaliza ainda mais os bancos que depositam dinheiro no BCE.

A instituição monetária de Frankfurt surpreendeu os analistas que não previam que fosse esta a opção, embora não excluíssem a possibilidade.

O BCE reduziu também em 10 pontos a taxa de facilidade permanente de cedência de liquidez, através da qual o banco central empresta dinheiro aos bancos a um dia, passando-a para 0,30%, com efeitos a partir de 10 setembro.

O BCE baixou a sua taxa diretora seis vezes desde 2012.

PUB

Fruto sobretudo do aumento do turismo e das viaturas de aluguer, o consumo de gasolina 95 aumentou cerca de 20 milhões de litros nos Açores entre 2014 e 2024, tendo o mês de julho de 2025 ultrapassado pela primeira vez a barreira dos seis milhões de litros num mês