Banco de Portugal analisa queixa da DECO

O Banco de Portugal vai analisar as cláusulas dos contratos de crédito à habitação que prevejam a possibilidade de mudança da taxa de juro em caso de alterações nos mercados financeiros, para as quais a associação DECO tinha alertado.


O secretário geral da DECO, Jorge Morgado, disse na tarde de segunda feira que a associação enviou a 25 de junho uma carta por fax ao Banco de Portugal (BdP), na qual transcrevia as cláusulas consideradas abusivas em contratos de crédito à habitação e apelava a uma intervenção do regulador.

As cláusulas em questão foram detectadas em contratos de bancos como o BES e o Millenium BCP e permitem às instituições alterar os juros acordados com os clientes em caso de alterações ocorridas nos mercados financeiros.

PUB

A Missão País é um projeto católico de voluntariado universitário de âmbito nacional, que inclui a Universidade dos Açores. Este ano, realiza-se pela última vez em Vila Franca do Campo, entre os dias 7 e 15 de fevereiro de 2026, com várias atividades comunitárias