Açoriano Oriental
Autarquia das Velas reduz orçamento para 12,85ME em 2025

A Câmara Municipal das Velas, na ilha de São Jorge, vai ter em 2025 um orçamento de 12,85 milhões de euros, inferior em dois milhões ao deste ano, focado em garantir “equilíbrio orçamental” e realizar obras como um centro de bem-estar

Autarquia das Velas reduz orçamento para 12,85ME em 2025

Autor: Lusa/AO Online

Num comunicado, a autarquia da ilha de São Jorge realça que o orçamento municipal para 2025 pretende “estimular a economia local” e “criar melhores condições de vida” para a população.

“Este é um orçamento realista, sendo igualmente rigoroso, permitindo a prossecução de uma estratégia de contenção, que possibilita o equilíbrio orçamental, mas também a realização das obras e a atribuição de inúmeros apoios a nível social e recreativo”, afirmou o presidente do município, Luís Silveira (CDS-PP), citado na nota de imprensa.

O documento – com um valor inferior ao do deste ano, que ascendia a 15 milhões de euros - foi já aprovado em Assembleia Municipal com 12 votos a favor do CDS-PP, oito abstenções do PS, do PSD e do presidente da Junta de Freguesia de Manadas (ex-PSD), e um voto contra do eleito da CDU.

“Este é um orçamento que prevê a realização de inúmeras obras, sendo bem demonstrativo da capacidade de investimento da edilidade, mas, sobretudo, da realização de candidaturas ao novo Quadro Comunitário de Açores 2030 e ao PRR [Plano de Recuperação e Resiliência”, lê-se no comunicado.

Durante a Assembleia Municipal, Luís Silveira destacou as várias obras previstas para 2025, exemplificando com a afetação de 1,8 milhões de euros para a criação do Centro de Bem-Estar Social Entre Morros, que vai representar um investimento de cerca de três milhões de euros até final de 2026.

O centro vai nascer da reabilitação das piscinas municipais, prevendo-se a construção de uma piscina coberta de água aquecida, jacuzzi e zona de massagens.

O orçamento do próximo ano também vai dedicar mais de um milhão de euros para a construção da sede da Proteção Civil Municipal na antiga escola primária do concelho.

Luís Silveira destacou que Velas é o município dos Açores com a “menor carga fiscal para famílias e empresas”, mantendo os valores mínimos no Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e devolvendo a totalidade dos 5% em sede de Imposto sobre o Rendimento Singular (IRS).

Segundo a legislação em vigor, a taxa de IMI para prédios urbanos pode variar entre os 0,3% e os 0,45%, cabendo aos municípios fixar o valor entre este intervalo.

O presidente da autarquia lidera o executivo desde 2013, não podendo recandidatar-se devido à limitação de três mandatos.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.