Açoriano Oriental
Arqueólogos recuperam canhões do navio do pirata Barba Negra
Arqueólogos recuperaram cinco canhões dos destroços do 'Queen Anne's Revenge', o navio do famoso pirata 'Barba Negra', naufragado no início do século XVIII junto à costa da Carolina do Norte, sudeste dos Estados Unidos, anunciaram hoje as autoridades locais.

Autor: Lusa/AO online

 

Os canhões, com cerca de uma tonelada cada um, foram retirados dos destroços na segunda-feira e, segundo o departamento de Assuntos Culturais do estado da Carolina do Norte, o maior terá sido fabricado na Suécia.

O diretor do projeto de recuperação do espólio do navio, Billy Ray Morris, adiantou num comunicado que "balas de canhão e outros tesouros" deverão ainda ser retirados dos destroços, que já produziram cerca de 280.000 artefactos desde que foram localizados em 1996.

A lenda de 'Barba Negra' conta que o pirata, de origem inglesa, terá rebatizado com o nome 'Queen Anne's Revenge' (Vingança da Raínha Ana) um navio francês de transporte de escravos de que se apoderou em 1717.

'Barba Negra' foi morto por forças da marinha britânica em 1718, cinco meses depois do naufrágio do 'Queen Anne' no canal de Beaufort.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados