Aniversário do serviço de hemodiálise do HDES

O serviço de hemodiálise do Hospital Divino Espírito Santo (HDES) de Ponta Delgada vai celebrar, na quinta-feira, quatro décadas de existência, “marcando um momento de grande significado para o Serviço Regional de Saúde”, foi hoje divulgado.




Em comunicado, a direção da delegação nos Açores da Associação Portuguesa de Insuficientes Renais Crónicos referiu que o serviço “consolidou-se como uma referência regional na prestação de cuidados especializados, mantendo um compromisso constante apesar das dificuldades existentes ao nível das infraestruturas, a proximidade e a humanização do atendimento”.

A associação refere, no entanto, que a data comemorativa é também um momento de reflexão sobre os desafios que se colocam no presente e no futuro, salientando que “a crescente procura e a evolução das necessidades clínicas tornam urgente a construção de uma nova sala de hemodiálise, que permita oferecer melhores condições aos utentes” e a melhoria das condições de trabalho dos profissionais.


PUB

O mau tempo nos Açores causou hoje 30 ocorrências nas ilhas de São Miguel, Terceira, Faial e Pico, situações relacionadas com quedas de árvore e de estruturas e derrocadas, sem vítimas a registar, adiantou a Proteção Civil açoriana.