Angra do Heroísmo promove programa Diabetes em Movimento

A Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, integra o conjunto de cidades que aderiram o programa “Diabetes em Movimento”




O 'Diabetes em Movimento' é um programa comunitário de exercício físico para pessoas com diabetes tipo 2, implementado em Portugal sob a coordenação da Direção-Geral da Saúde. O protocolo de exercício foi desenhado de acordo com as recomendações internacionais de atividade física para o controlo da diabetes tipo 2, e para a prevenção de quedas.


Em Angra do Heroísmo, o Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física e do Programa Nacional para a Diabetes, encontra-se a ser aplicado desde outubro passado e decorre até junho de 2025, contando com mais de 15 sessões realizadas, indica nota informativa da autarquia.


O programa é conduzido por profissionais de exercício físico e acompanhado por enfermeiros, sendo destinado a doentes diabéticos com mais de 19 anos, procurando ajudar no controlo da doença e na prevenção de quedas.


Segundo o vice-presidente da autarquia de Angra do Heroísmo, a oferta que se proporciona com a implementação deste programa “é muito relevante para as pessoas que têm diabetes tipo 2. Com o nosso investimento, e com a colaboração das entidades parceiras, para além de se promover a atividade física regular para esta população alvo, serão desenvolvidas sessões de educação para a saúde em temas importantes para a prevenção das principais complicações associadas à diabetes”.


A aplicação deste programa no município de Angra do Heroísmo, resulta da colaboração da Unidade de Saúde da Ilha Terceira via Unidade de Diabetes, o Serviço de Desporto da Terceira e o Município de Angra do Heroísmo.


PUB

Premium

O setor da produção de carne de bovino continua a ganhar importância na economia da Região Autónoma dos Açores e o reflexo disso é o aumento da procura de bovinos para abate e expedição em vida. A falta de animais nos mercados nacionais e internacionais é uma janela de oportunidade que o setor e os produtores açorianos podem aproveitar no curto prazo para aumentar os seus rendimentos