Língua

Alunos chineses de língua portuguesa escrevem melhor que colegas portugueses

Os alunos chineses de língua portuguesa que frequentam o Instituto Politécnico de Leiria (IPL) escrevem melhor que colegas portugueses a tirar licenciatura da mesma instituição, diz o coordenador do curso de Tradução e Interpretação Português/Chinês.


Cerca de 40 estudantes chineses frequentam, anualmente, o curso da Escola Superior de Educação (ESE/IPL), no âmbito de um projecto de intercâmbio com instituições chinesas de ensino superior que existe há cinco anos.

Durante um congresso sobre o ensino de línguas estrangeiras, a ESE/IPL apresentou uma comunicação sobre a aprendizagem da língua portuguesa dos alunos chineses do segundo ano, quando comparada com uma amostragem aleatória de estudantes do segundo ano de licenciaturas da instituição.

“Quando fomos comparar o nível escrito, não o oral, dos portugueses e dos chineses, os chineses escreviam melhor. As pontuações deles eram superiores às nossas e tinham começado a estudar português há um ano e meio”, disse à agência Lusa o professor Eduardo Fonseca.

Um dado que o coordenador do mestrado de Tradução e Interpretação Português/Chinês considera “curioso” mas, ao mesmo tempo, “preocupante”, aludindo à prestação escrita dos estudantes nacionais.
PUB

A Missão País é um projeto católico de voluntariado universitário de âmbito nacional, que inclui a Universidade dos Açores. Este ano, realiza-se pela última vez em Vila Franca do Campo, entre os dias 7 e 15 de fevereiro de 2026, com várias atividades comunitárias