Actividade petrolífera caiu 6,1 por cento em nove meses

Actividade petrolífera caiu 6,1 por cento em nove meses

 

Lusa/AO Online   Economia   18 de Nov de 2009, 05:27

 A actividade petrolífera venezuelana caiu 6,1 por cento entre Janeiro e Setembro de 2009, segundo dados divulgados terça-feira pelo Banco Central da Venezuela (BCV).

Em comunicado, o Banco precisa ainda que o PIB caiu 2,2 por cento no mesmo período do ano, com actividades como a indústria manufacturadora, o comércio, os serviços imobiliários, de transporte e o sector da mineiro a registarem uma redução de 18,3 por cento.

Por outro lado, durante o terceiro trimestre de 2009, o PIB não petrolífero público aumentou 6,4 por cento, a construção 4,3 por cento, as telecomunicações 11,4 por cento.

“O referido comportamento produz-se num contexto que continuou fortemente afectado pelas sequelas da crise financeira global e o debilitação nos prémios de petróleo, cujos efeitos internos se atenuaram com a adopção de políticas económicas por parte do Executivo nacional”, precisa o comunicado.

Segundo o Banco, as quedas afectaram também a actividade económica privada que registou uma descida de 5,8 por cento no terceiro trimestre de 2009, em comparação com igual período do ano anterior.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.