Conjuntura

Actividade económica e consumo privado voltam a recuar em Agosto

A actividade económica, o sentimento económico e o consumo privado voltaram a cair em Agosto, em termos homólogos, bem como a confiança dos consumidores, segundo os indicadores de conjuntura divulgados pelo Banco de Portugal.


O indicador da instituição liderada por Carlos Costa que mede a actividade económica teve um recuo de 2,3 por cento em Agosto, face a igual mês do ano anterior, estando em regressão há mais de um ano.

Também o indicador que mede o sentimento económico sofreu nova diminuição, passando dos 83,7 pontos em Julho para 78,7 pontos em Agosto.

No que diz respeito ao consumo privado, é de registar uma nova variação negativa em Agosto, em termos homólogos, de 4,1 por cento no mês em análise, contra os 3,7 por cento verificados em Julho.

Também o indicador que mede a confiança dos consumidores aponta para uma quebra entre Julho e Agosto, passando dos -50,2 pontos para os -52,8 pontos, respectivamente

Na semana passada, o INE confirmou a estagnação da economia portuguesa no segundo trimestre, face ao primeiro trimestre, explicando que o contributo da procura interna foi mais negativo, mas foi compensado pelo comportamento mais positivo das exportações.

De acordo com as contas nacionais trimestrais publicadas a 08 de Setembro pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o Produto Interno Bruto (PIB) terá contraído 0,9 por cento no segundo trimestre, quando comparado com igual período de 2010, enquanto a variação para os primeiros três meses do ano dá um saldo nulo.

A procura interna caiu 1,3 por cento face aos primeiros três meses do ano, com destaque para uma redução bastante vincada da componente do investimento, enquanto a procura externa líquida teve um contributo positivo que compensou esta queda, com um contributo igual para a variação em cadeia do PIB, na ordem dos 1,4 por cento.
PUB

Uma operação policial realizada na freguesia de São José, em Ponta Delgada, resultou na apreensão de material suspeito de constituir produto de furto realizado no Aeroporto João Paulo II, divulgou a PSP