Covid-19

Açores passam para "lista verde" do Reino Unido a partir de segunda-feira

O Ministério dos Transportes do Reino Unido anunciou que os Açores, juntamente com outros territórios e países, vão passar para a “lista verde” de viagens a partir de segunda-feira, não sendo necessário qualquer isolamento depois da chegada.



De acordo com a atualização da lista, feita de três em três semanas, o governo britânico obriga apenas a que os passageiros provenientes dos Açores apresentem um teste à Covid-19 feito antes da partida e outro no Reino Unido, mas já não é preciso cumprir período de isolamento.

Os Açores juntam-se assim, a partir das 04h00 de segunda-feira, à Madeira, que passou para a “lista verde” no final de junho.

Portugal continental permanece na “lista amarela”.

Os viajantes que cheguem ao Reino Unido vindos de um país na "lista amarela" e já tenham a vacinação contra a Covid-19 completa têm de realizar dois testes de despistagem, um antes da viagem e outro à chegada, estando isentos de quarentena.

Os viajantes não vacinados ou com a vacinação incompleta têm de realizar dois testes PCR nos primeiros oito dias após a chegada e cumprir um período de isolamento de 10 dias.

A partir de segunda-feira passarão também a estar incluídos na “lista verde” o Canadá, Dinamarca, Finlândia, Lituânia e Suíça.

A Tailândia e Montenegro, pelo contrário, estão agora na lista vermelha, o que significa que para além de terem de apresentar um teste negativo à chegada feito nos três dias antes, têm também de ficar em isolamento obrigatório num alojamento escolhido pelo Governo britânico, que tem um custo de 2.660 euros.


PUB

Valorização da carne de borrego de Santa Maria passa pela conquista de novos mercados. Secretário Regional da Agricultura e Alimentação aponta a ilha de São Miguel como o primeiro mercado a ter de ser conquistado pela Associação Regional dos Criadores de Caprinos e Ovinos dos Açores (ARCOA), instituição sediada em Santa Maria