Acesso de universidades, politécnicos e laboratórios públicos à Internet foi retomado

O acesso à Internet de universidades, politécnicos, laboratórios e outras instituições do Estado começou a ser reposto às 14h30 (hora de Lisboa), cerca de três horas após um pequeno incêndio que danificou a rede que o fornece, segundo fonte oficial.


O fogo deflagrou nas instalações da Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), onde está instalado o equipamento de suporte à rede que fornece a Internet a cerca de 80 organismos públicos, nomeadamente do ensino superior, laboratórios e outras instituições, à qual acedem cerca de 400 mil utilizadores.

O sistema funciona na FCCN, que está localizada no campus do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, em Lisboa.

A responsável pelas relações públicas da FCCN, Marta Dias, disse à agência Lusa que ainda existem algumas limitações, mas que a ligação à Internet já foi reposta.

Segundo Marta Dias, estão ligados à Internet através desta rede cerca de 80 organismos, como algumas instituições de ensino superior público, laboratórios do Estado e outras entidades da administração pública.

O fogo, que teve origem num sistema de abastecimento de energia elétrica, não afetou o acesso ao 'domínio pt', através do qual milhões de pessoas acedem à Internet, disse ainda a responsável pelas relações públicas da FCCN.

PUB

Premium

João Pedro Barbosa, que vai lançar na próxima sexta-feira, dia 6 de fevereiro, o livro ‘Açores no Céu - Aviação, Turismo e o Futuro de um Arquipélago Atlântico’, reconhece a preocupação cada vez maior que existe em equilibrar o transporte aéreo entre as várias ilhas, mas não deixa de alertar, face à forma como tem sido gerido o transporte aéreo nos Açores, que é preciso ter sempre um ‘Plano B’ que aposte na diversificação de operadores