
Homenagem ao Poeta Eduíno de Jesus na Câmara Municipal de Ponta Delgada Um contributo dos alunos da ESAQ
No passado dia 18 de abril, a Câmara Municipal de Ponta Delgada prestou uma homenagem ao Poeta e Ensaísta Eduíno de Jesus, antigo aluno da nossa Escola, celebrando os seus 95 anos de idade e mais de 70 de carreira literária.
Homenagem ao Poeta Eduíno de Jesus na Câmara Municipal de Ponta Delgada
Um contributo dos alunos da ESAQ
No passado dia 18 de abril, a Câmara Municipal de Ponta Delgada, no seu salão nobre, prestou uma homenagem ao Poeta e Ensaísta Eduíno de Jesus, antigo aluno da nossa Escola, celebrando os seus 95 anos de idade e mais de 70 de carreira literária.
Aberta a sessão, foi projetado um pequeno documentário com fotografias e uma série de breves testemunhos, em vídeo, de amigos, antigos alunos e
escritores conhecidos. Em seguida, houve um momento de poesia do Eduíno, por amigos dele e por alunos da nossa Escola preparados pela atriz Eleonora Marino Duarte.
Após estes dois momentos, teve palavra o homenageado e, finalmente, o Sr.
Presidente da Câmara encerrou a sessão destacando o “imprescindível contributo” de Eduíno de Jesus na cultura e literatura açoriana e portuguesa. E cito: “Homenagear Eduíno de Jesus e uma carreira decana que se confunde com a sua própria vida é distinguir um eterno defensor dos Açores e da escrita açoriana que, em forma e conteúdos próprios, enriquece a língua mãe. O seu percurso de vida marcante deve ser reconhecido e divulgado e, por isso, estamos aqui hoje.”
O autarca destacou Eduíno de Jesus como um dos principais protagonistas de uma geração de referência que se perpetua no tempo e afirmou ainda que Eduíno de Jesus “faz parte da galeria dos grandes açorianos que acrescentam valor a Ponta
Delgada e aos Açores, no país e no mundo”.
Finalmente, foi servido um “abafado de honra”, o que permitiu um convívio
mais informal entre todos.
Foi bom ver um grupo dos nossos jovens alunos dar voz às palavras do Poeta, pois ler e divulgar a obra de um escritor é a melhor homenagem que se lhe pode prestar.
Mais notícias
Notícias AO


